O que foi a Confederação do Equador? Explique em detalhes ( local, data, líderes, objetivos, desfecho, punições...)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Confederação do Equador foi um movimento revolucionário de caráter republicano e separatista que eclodiu no dia 2 de julho de 1824 em Pernambuco, se alastrando para outras províncias do Nordeste do Brasil.
Seus objetivos, eram:
- Diminuir a influência do governo federal nos assuntos políticos regionais; - Acabar com o tráfico de escravos para o Brasil; - Organizar forças de resistências populares contra a repressão do governo central imperial; - Formação de um governo independente na região.
O desfecho da Confederação do Equador ocorreu em 29 de novembro de 1824 com a vitória das forças Imperiais de D. Pedro I sobre os revoltosos; com pesadas baixas e a diminuição da província de Pernambuco como retaliação. O maior dos líderes da Confederação do Equador, Frei Caneca, foi condenado à morte por alta traição contra o Brasil. Apesar de o clérigo ter tentado reunir rebeldes o suficiente, não foi o bastante para derrotar as tropas imperiais.
Os revoltosos são presos e recebem severas punições, sem direito a clemência do Imperador. Frei Caneca foi condenado à forca, mas diante da recusa do carrasco em executar a pena, acaba por ser fuzilado. Muitos outros rebeldes receberam a mesma pena, outros, poucos, fugiram.
Espero ter ajudado, bons estudos! :)