História, perguntado por rosasammara5, 6 meses atrás

O que foi a Companhia das Índias Ocidentais? *

Empresa privada, de caráter militar e comercial, criada para cuidar do comércio entre os Países Baixos e suas colônias além-mar.

Instituição beneficente, de caráter humanitário e sustentável, criada para fiscalizar o tráfico intercontinental de escravizados.

Empresa pública, de caráter artistico e educacional, criada para ensinar a cultura neerlandesa para novos continentes.

Instituição privada, de caráter politico e ideológico, criada para recrutar aliados para os neerlandeses contra a Espanha.​

Soluções para a tarefa

Respondido por isabell7888
0

Resposta:

Companhia das Índias Ocidentais

A Companhia das Índias Ocidentais, DutchWest-IndischeCompagnie, foi uma empresa de comércio holandês, fundada em 1621, como objetivo de promover uma guerra econômica contra a Espanha e Portugal. O monopólio ibérico no comércio entre a Europa e Américas era um incômodo político e econômico e a empresa foi fundada pelos holandeses como maneira de promover negócios entre as colônias americanas e africanas.

Deteve durante o século XVII, o monopólio da navegação e do comercio com as Américas e a África Ocidental, chegando a conquistar parte do Brasil. O domínio temporário sobre parte do Brasil durou de 1630 a 1654, quando o país foi batizado de Nova Holanda.

Antecedentes

Lançada ao mar, a Holanda passou a transportar açúcar para a Europa, mas o produto era submetido a controle alfandegário em Lisboa. Para fugir da tributação, a Holanda estabeleceu uma rota direta com as principais regiões produtoras de açúcar, como a Ilha da Madeira, a Ilha de São Tomé, as Ilhas Canárias e o Brasil. Os navios holandeses saiam Amsterdã, Roterdã e Midelburgo, as principais cidades mercantis holandesas, para as colônias. Diante da reação da Espanha, foi decretada uma trégua com a Holanda para a manutenção do monopólio.

O surgimento da Companhia das Índias Ocidentais só foi possível após o fim da trégua dos 12 anos entre a Holanda e Espanha, no período de 1609 a 1621. A Holanda passou a cobiçar as colônias conquistadas pelos países da Península Ibérica e usou o modelo das Companhias das Índias Orientais na nova fundação.

O governo holandês passou a desafiar a Espanha tentando acabar com o monopólio do comércio com as colônias. Seria também uma maneira de legalizar o que já existia, o contrabando era uma constante. Além do açúcar, já havia a necessidade do sal para a conservação do pescado e as especiarias passaram a se tornar imprescindíveis para os holandeses, que procuravam também ouro e marfim.

A Companhia das Índias Ocidentais atingiu seu maior sucesso no Brasil na década de 1630 e 40, foi quando esgotou esgotado seus recursos e, posteriormente declinou no poder, sendo dissolvida em 1794. Era uma sociedade híbrida, contemplando o direito público e privado, sendo precursora neste modelo de estrutura administrativa.

Regida por um conselho representando várias regiões do Holanda, à Companhia das Índias Ocidentais foi concedido o monopólio do comércio com as Américas e África e as regiões atlânticas entre eles. Com o apoio militar e financeiro dos Estados Gerais, adquiriu a portos na costa Oeste Africano para fornecer escravos para as plantações nas Antilhas e na América do Sul.

O comércio da empresa, no entanto, nunca foi suficiente para financiar as operações contra a Espanha, Portugal, e Inglaterra – que também exerceu profundo interesse pelo comércio com as colônias.

A empresa também estabeleceu diversas colônias das Antilhas e Guiana entre 1634 e 1648, incluindo Aruba, Curaçao e Saint Martin, mas depois perdeu muitos deles para a França. A colônia holandesa na América do Norte, Nova Holanda (rebatizada de Nova Iorque em meados da década de 1660), tornou-se uma província da empresa em 1623. A Companhia das Índias Ocidentais foi assumida pelo Estado em 1791 e foi dissolvido na sequência da invasão francesa da República Holandesa em 1794.

Este conteúdo foi útil? Sim Não

Atualizado em 1 abril 2015

VEJA TAMBÉM

Lei Eusébio de Queirós (1850)

Maurício de Nassau

Tratado de Madri

Invasões Holandesas

História de Pernambuco

Exercícios sobre Brasil Colonial

Brasil Colônia

Expansão Marítima Europeia

LEITURA RECOMENDADA

Números Romanos

Meios de Comunicação

Divisão da História

Divisão dos Séculos

Contagem do Tempo na História

Tríplice Aliança

TÓPICOS RELACIONADOS

História

História do Brasil

Toda Matéria Inscreva-se

Respondido por iloveyoubelinha09
1

Resposta:

Empresa privada, de caráter militar e comercial, criada para cuidar do comércio entre os Países Baixos e suas colônias além-mar.

Explicação:

A Companhia das Índias Ocidentais era uma empresa privada, de caráter comercial e militar, criada para cuidar do comércio de mercadorias e do tráfico de escravizados entre os Países Baixos e as suas colônias além-mar. A companhia tinha caráter militar e, por isso, poderia organizar ações de guerra, invadir e conquistar novos territórios.

Perguntas interessantes