História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

o que foi a censura e repressao?

Soluções para a tarefa

Respondido por sana1987ribeiro
1

Os militares no poder procuraram sempre atuar a partir de uma “legalidade autoritária”. Mas para combater qualquer um que contestasse o regime mais diretamente, os chamados “subversivos”, não deveria haver limite jurídico, ético ou moral. Assim, principalmente a partir de 1968, o Estado brasileiro patrocinou uma repressão ao mesmo tempo legal e ilegal, baseada em censura, vigilância, tortura sistemática, prisões ilegais e desaparecimentos.

CENSURA

Período

1964-1975

Nesta sequência didática, destacamos o tema da censura durante a ditadura militar. Ela começou a ser instituída logo após o golpe e foi se tornando mais intensa até 1968, quando foi decretado o Ato Institucional Nº 5 (AI-5) e a perseguição aos opositores do regime se tornou ainda mais violenta e constante.

Um dos temas capitais relacionados à estruturação dos estados ditatoriais é a censura, que funciona como instrumento para que as críticas ao regime não apareçam, evitando que seja constituída uma força de oposição. No caso do regime militar instituído em 1964, logo começaram a aparecer medidas que caminhavam nessa direção. Em 1968, com a divulgação do AI-5, acirrou-se o processo de censura e combate aos opositores do regime, sendo fortalecidos os mecanismos institucionais de repressão.

Vamos nos dedicar aqui a propor atividades que permitam refletir sobre como foi instituída a censura à imprensa e também às artes em geral, incluindo aí a música, o teatro e o cinema. Propomos a análise dos mecanismos de controle estabelecidos e as formas de resistência constituídas pelos opositores do regime ditatorial.

Também sugerimos a análise de documentos históricos, fomentando o diálogo acerca do contexto em que foram produzidos, para interpretá-los e não apenas tomá-los como verdade.

Estabelecemos uma proposta de trabalho interdisciplinar que possa envolver professores das disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e História, sendo o trabalho com a leitura, as linguagens artísticas e a análise de documentos históricos o foco principal da proposta.

Orientações gerais

– Para trabalhar com documentos históricos na sala de aula é necessária a construção de uma atitude investigativa, identificando quem são os autores, que posições defendem e que intencionalidade tinham naquele contexto específico. Assim, a interpretação de um documento histórico depende também de uma leitura crítica, já que ele só pode ser compreendido à luz do contexto e dos conflitos postos para os sujeitos daquele período histórico.

– Trabalho com imagens e áudio: na medida do possível, crie as condições para que os estudantes possam assistir a vídeos e interpretá-los, ouvir áudios e canções pesquisadas durante o desenvolvimento da proposta. Além disso, filmes e canções também devem ser tratados como fontes históricas que precisam ser contextualizadas do mesmo modo que os textos escritos.




Usuário anônimo: tem como resumir pra mim?
Perguntas interessantes