História, perguntado por alpsmykaela2007, 10 meses atrás

O que foi a" Batalha dos Nadadores no Rio Cururupe"?

Soluções para a tarefa

Respondido por nandapedro00935
10

Resposta:

A BATALHA DOS NADADORES  

Do livro Notícia Histórica de Ilhéus, do Prof. Carlos Roberto Arléo Barbosa, tiramos o texto a seguir que conta um pouco da Batalha dos Nadadores  que aconteceu no Cururupe, lá no longínquo 1559. Vale a pena ler.

"Os Tupiniquins sempre demonstraram boa vontade em manter amizade com os portugueses. Infelizmente, o homem branco que se dizia cristão, e civilizado, não correspondia à confiança dos selvagens que em sinal de protesto levantavam-se em armas, praticavam excessos e obrigavam o governo a tomar medidas de repressão.  

Em 1559, na chamada Guerra dos Ilhéus, uma batalha sui generis chama a atenção dos historiadores. É a Batalha dos Nadadores. O fato aconteceu na Praia do Cururupe, recanto pitoresco, hoje atração turística que margina a estrada Ilhéus-Olivença. O Padre Manoel da Nóbrega foi testemunha de tudo e numa das suas inúmeras cartas narra pormenorizadamente o episódio.

A luta começou com a morte de um índio. O assassino ficou impune. Os índios, por vingança, mataram três brancos no caminho de Ilhéus a Porto Seguro. Os colonos amedrontados abandonaram as fazendas e recolheram-se na sede da Capitania. Diante de tanta covardia os índios resolveram cercar a Vila. Os moradores estavam perdidos. Só havia uma esperança: pedir auxílio a Mem de Sá em Salvador. Um emissário saiu às escondidas e rumou para a capital.

Mem de Sá, tomando conhecimento da situação, reuniu o alto conselho para discutir o assunto. A população soteropolitana foi contra a vinda do Governador. Tinha receio de ataques semelhantes na própria capital com a saída dos homens de armas. As opiniões do próprio conselho estavam divididas.

Mas Mem de Sá ordenou a prontidão, imediatamente, e ele próprio quis comandar a repressão.    

Chegando ao Porto de Ilhéus, ficou o Governador a bordo enquanto recebia notícias da Vila. A situação era a pior possível. A população alimentava-se apenas de laranjas dos quintais. A fome já estava presente em todos os lares da Vila de São Jorge... À meia noite houve o desembarque. É o próprio Mem de Sá quem diz: “...na noite que entrei nos Ilhéus fui a pé dar em uma aldeia que estava a sete léguas da Vila em um alto pequeno... a ante manhã duas horas dei n’aldeia e a destruí e matei todos os que quiseram resistir, e à vinda vim queimando e destruindo todas as aldeias que ficaram atrás...”  É necessário dizer que Mem de Sá, poucos dias antes, perdera o seu filho Fernão de Sá, esbelto e valente moço flechado pelos índios do Espírito Santo. Estaria Mem de Sá movido pelo desejo de vingança? A repressão foi terrível.

Os índios visitantes quando souberam dos desastres de suas aldeias, saíram fustigando à retaguarda do grupo do Governador. Vasco Rodrigues Caldas, braço direito de Mem de Sá, emboscou-se na mata, acometendo os índios pelas costas. Os nativos, a fim de se safarem atiraram-se ao mar. Os índios aliados de Vasco Rodrigues, exímios nadadores, foram ao encalço. A luta travou-se a uma légua da costa. Os tupiniquins foram quase todos mortos mais por asfixia que propriamente pelas armas. “Naquela luta de peixes vorazes, da qual não escapou nenhum inimigo” como diz Pedro Calmon.

Os selvagens que conseguiram se salvar do cerco ainda atacaram  uma roça que pertencia a certo André Gavião e mataram oito escravos africanos e, logo a seguir, sofreram novo ataque de Rodrigues Caldas. Definitivamente derrotados, pediram paz e submeteram-se ao jugo português.

A Vila estava salva.  Se Mem se Sá não viesse em socorro ou mesmo se atrasasse mais oito dias, os habitantes de Ilhéus teriam perecido nas mãos vingativas dos tupiniquins.

Explicação:

Respondido por mariliahortencia8
0

A Batalha dos Nadadores no Rio Cururupe correspondeu a um massacre de índios.

Batalha dos Nadadores no Rio Cururupe

O massacre conhecido como batalha dos nadadores foi um movimento que ocorreu no Rio cururupe liderado pelo governador da Bahia, Mem de no ano de 1559, onde o mesmo ordenou que as pessoas mortas (índios tupinambás) durante o conflito fossem expostas nos corpos dos rios.

Esse movimento era conhecido pela população antiga pelos mais velhos com a “Última revolta do Caboclo Marcelino”.

Entenda mais sobre Batalha dos Nadadores em: https://brainly.com.br/tarefa/48854870

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes