Artes, perguntado por geovanabritosip4yspu, 1 ano atrás

-O que foi a arte gótica;

-Quanto tempo durou o estilo e em quais países;

-Quem deu nome ao estilo gótico;

-Resumo do momento histórico / sócio político;

-Quais as características da arquitetura gótica;

-Quais as características das Catedrais góticas;

-Vitrais e Rosáceas;

-Gárgulas e Quimeras;

-O poder da igreja na idade média;
ME AJUDEM PFV

Soluções para a tarefa

Respondido por nwrnie
8

A arte gótica designa uma fase da história da arte ocidental, identificável por características muito próprias de contexto social, político e religioso em conjugação com valores estéticos e filosóficos e que surge como resposta à austeridade do estilo românico.

durou cerca de três séculos, em geral nos países da Europa.

O nome gótico foi possivelmente cunhado por Giorgio Vasari (1511-1574), um dos expoentes do Renascimento, que o considerava como um estilo artístico monstruoso e bárbaro. ... Um dos nomes de destaque na escultura gótica foi Nicola Pisano.

O edifício considerado como a expressão mais pura do estilo gótico é a catedral, símbolo da crença, da cidade e da sua própria identidade, constituindo o orgulho e o entusiasmo religioso dos habitantes dos burgos. Estes participavam ativamente na sua construção com o seu trabalho ou com doações que se arrastavam ao longo de gerações.

Presença de sustentação estrutural através de arcobotantes (suportes construídos na parte de fora da construção). - Presença de abóbadas e arcos com formato ogival. - Planta arquitetônica com formato de cruz latina. - Presença de vitrais com temas religiosos, principalmente nas catedrais.

A rosácea é um ornamental usado no seu auge em catedrais durante o período gótico. Dentro do eixo condutor deste período artístico, a rosácea transmite, através da luz e da cor, o contato com a espiritualidade e a ascensão ao sagrado.

Um dos mais marcantes elementos decorativos que aparecem nessas igrejas são os vitrais, que formavam imensas e coloridas janelas que, muitas vezes, apresentavam desenhos geométricos ou representavam um santo ou uma passagem do texto bíblico. Sobre esse aspecto, ainda vale ressaltar que os vitrais permitiam a elaboração de um vibrante jogo de luzes constituído a partir da combinação de peças de vidro das mais variadas cores.

As gárgulas, na arquitetura, são desaguadouros, ou seja, são a parte saliente das calhas de telhados que se destina a escoar águas pluviais a certa distância da parede e que, especialmente na Idade Média, eram ornadas com figuras monstruosas, humanas ou animalescas, comumente presentes na arquitetura gótica. O termo se origina do francês gargouille, originado de gargalo ou garganta, em Latim gurgulio, gula. Palavras similares derivam da raiz gar, engolir, a palavra representando o gorgulhante som da água; em italiano: doccione; alemão: Ausguss, Wasserspeier.

A Igreja Católica na Idade Média dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A Igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando.

espero ter ajudado :)

Perguntas interessantes