História, perguntado por henrique217, 1 ano atrás

o que ficou decidido pelo Concílio de Trento

Soluções para a tarefa

Respondido por Fabianok98
10
Um Concílio consiste numa reunião geral dos representantes máximos da Igreja Católica. No caso do Concílio de Trento, presidido pelo Papa Paulo III, este iniciou-se em 1545 na cidade italiana de Trento, e teve como objectivo encontrar respostas para os problemas colocados pelos protestantes e pelos humanistas. Das conclusões saídas do Concílio de Trento destaca-se a centralização de poderes no Papa que passa a ser considerado como "Pastor Universal da Igreja" sendo-lhe atribuída toda a supremacia em matéria de dogmas e de disciplina. Por outro lado, foram estabelecidas diversas normas para evitar abusos e luxos do clero. Em suma, o Concílio de Trento conferiu à Igreja Católica um cariz mais centralizado e autoritário, constituindo uma importante acção reformadora afim de limitar os abusos e a degradação dos costumes e impedir o avanço do protestantismo. 
A seguir à morte do Papa Paulo II no dia 10 de Novembro de 1549, os cardeais, divididos em três facções, reínem-se. Seriam precisas 10 semana para chegar a um acordo e eleger Giovan Maria de Ciocchi del Monte, que se tronará Papa com o nome de Júlio III. 

O seu pontificado marcará o fim do Concílio de Tento. Júlio III determina a autoridade da Bíblia como livro dagrado, o pecado original e a sua justificação, confirma os sete sacramentos, o culto dos santos e das relíquias, bem como o dogma da transubstanciação. No plano disciplinar, cria os seminários diocesanos, destinados a formar padres. 


O Concílio de Trento foi o acontecimento mais importante da história do catolicismo.
Perguntas interessantes