O que ficou conhecido como voto de cabresto ocorreu em todo território nacional. Mas é notado principalmente nas pequenas províncias onde verdadeiros Coronéis, proprietários de terras e, portanto, os patrões de parte considerável da população local orquestravam as decisões políticas através da pressão e da coação do voto de seus empregados. Seus currais eleitorais eram espaços de mando e desmando, onde a decisão dos Coronéis locais determinava a ação da população local. [. ] Em relação ao período da Primeira República, esse texto apresenta o uso da máquina pública para
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Esse texto apresenta o uso da máquina pública para:
d) promover os interesses privados.
Coronelismo
O texto aborda a prática do voto de cabresto, que consistia numa medida de controle e coação da população rural, a maioria formada por empregados de coronéis, para votar em candidatos que interessavam a esses proprietários de terras.
As demais opções estão incorretas porque:
- a) O voto de cabresto tinha como finalidade justamente ampliar a ação das elites locais, que determinavam como a população deveria votar nas eleições.
- b) O desenvolvimento agrário não estava entre os interesses dos coronéis, mas sim garantir seus privilégios políticos e econômicos.
- c) A migração urbana não é um fenômeno relacionado ao coronelismo e ao voto de cabresto.
- e) A população rural era prejudicada por essa prática política, pois era privada do direito de votar em candidatos que defendiam seus interesses, tendo que votar em quem iria atender aos interesses dos coronéis.
Mais sobre Coronelismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/2553853
#SPJ4
Anexos:
Perguntas interessantes