História, perguntado por MaluuMartins, 1 ano atrás

o que fez o governo romano para atender os plebeus ??

Soluções para a tarefa

Respondido por milenas97
13

Os Plebeus eram grande parte da população e mesmo assim eram proibidos de algumas coisas (ex: não tinham direitos políticos, não podiam se casar com os patrícios, além de se tornarem escravos quando não conseguiam pagar as suas dívidas)

Como uma reação, eles se decidiram se retirar de Roma na intenção de fundar uma nova cidade. Vistos ameaçados atenderam as suas propostas. Então eles passaram a ter o direito de:

Lei das Doze Tábuas: o conjunto de normas gravadas sobre pranchas de bronze e expostas publicamente, já que eram transmitidas apenas aos patrícios;
Lei Canuléia: permite o casamento entre plebeus e patrícios;
Lei Licínia: proibe a escravidão por dívida.
Respondido por VitoryaSaraiva
10
Os plebeus eram um grupo social composto por artesãos, comerciantes e camponeses, que constituíam a maioria da população romana. Com o desenvolvimento da sociedade e o enriquecimento dos patrícios (cidadãos que pertenciam as famílias mais antigas da cidade, os mais sábios e experientes homens, formavam um conselho conhecido como Senado) os plebeus começaram a se organizar para tentar superar a relação social em que viviam : não eram considerados como cidadãos, eram excluídos do direito de participação no governo, logo não tinham direitos políticos; eram proibidos de se casarem com filhos(as) de patrícios; além disso, ao serem convocados para lutar nas guerras de conquista travadas por Roma, os plebeus eram forçados a deixar suas pequenas propriedades e, com isso, se endividavam e acabavam perdendo a terra e a liberdade, ou seja, eram escravizados.

O governo romano criou a ''política do pão e circo'' que foi o modo como os governadores encontraram para dispersar o povo dos acontecimentos do Senado (disputa entre patrícios e plebeus por seus direitos, onde muitas das vezes surgiam rebeliões por parte dos plebeus). Foi também a falta de informação do povo que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, e só se preocupava com alimento e divertimento, no qual foram criados anfiteatros onde aconteciam espetáculos, tais como : lutas entre gladiadores, circos, teatros, corridas de biga (carros puxados por dois cavalos), corridas de quadriga (carros puxados por quatro cavalos), entre outros.

Cientes da sua importância tanto para a economia quanto para a segurança de Roma, os plebeus iniciaram uma luta por igualdade de direitos, onde, para pressionar os patrícios, eles se retiravam de Roma e ameaçavam não participar mais do exército. Assim, por meio de seguidas revoltas, os plebeus foram conquistando direitos :

*Tribunato da Plebe (494 a.C) - Os plebeus ganharam o direito de eleger um tributo da plebe, magistrado que tinha o poder de anular leis contrárias aos plebeus.

*Lei das Doze Tábuas (450 a.C) - A primeiras leis escritas (na verdade, eram inscrições em placas de bronze) da história de Roma. Com leis escritas, ficava muito difícil para os patrícios interpretá-las conforme seus interesse.

*Lei Canuleia (445 a.C) - Permitia o casamento entre patrícios e plebeus.

*Leis Licínias Séxtias (367 a.C) - Uma das leis determinava que um dos dois cônsules tinha de ser plebeu. A outra cancelava parte da dívida que os plebeus tinham com os patrícios.

*Lei Poetélia Papiria (326 a.C) - Lei que proibiu a escravidão por dívidas.

*Lei Hortência (286 a.C) - As decisões tomadas pelos plebeus em suas assembleias passaram a valer para todos os cidadãos.
Perguntas interessantes