O que fez Getúlio Vargas, em 1937, para se manter no poder?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Getulio eliminou seus opositores com o Plano Cohen, declarou estado de sitio e com ajuda do povo combateu os "ataques comunistas", fechou o congresso nacional e implantou uma ditadura com o golpe militar.
No primeiro semestre de 1937, Vargas procurou eliminar seus opositores. Através do plano Cohen, suposto golpe comunista, o presidente declarou estado de sítio, e com o apoio do povo se empenhou em combater os “ataques do comunismo”.
Em 10 de novembro de 1937 foi fechado o Congresso nacional, os governadores estaduais foram substituídos por interventores federais, os partidos foram dissolvidos e uma nova constituição, inspirada na constituição da Itália fascista foi outorgada. “O Estado Novo suprimiu os direitos civis e só da boca pra fora professou devoção às liberdades individuais” Levine (1980, p. 231) .
Com o poder centralizado nas mãos de Vargas, foi preciso criar meios de controlar as massas e defender seus interesses. Contando com o apoio do exército, Getúlio intensificou a atmosfera policial no país e criou o DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda, com o objetivo de controlar os meios de comunicação, além de outras medidas que foram favoráveis ao seu governo. *