o que fez a Itália mudar de lado na política de aliança
Soluções para a tarefa
Duas condições levaram a Itália a rejeitar sua adesão à Tríplice Aliança e unir-se a Entente.
Em primeiro lugar o irredentismo, ou a existência de comunidades italianas ainda fora ** reino da Itália, neste caso, especificamente no interior ** Império Austro-húngaro, como o Trentino, Trieste ou Fiume. Existia portanto, desde o século XIX um conflito nas relações ítalo-austríacas como um legado da unificação ou Rissorgimento.
Em segundo lugar, e cruzado com o primeiro, a Itália alegou que a Tríplice Aliança era um tratado defensivo, e que o mesmo fora violado pela invasão alemã sobre a Bélgica, Luxemburgo e França no início da Grande guerra.
Portanto, somou-se ao antagonismo entre Roma e Viena, o ataque alemão para o ocidente (Plano Schilliefen) justificando-se assim a inversão de alianças praticada pela Itália.
No início da Primeira Guerra Mundial, a Itália abandonou a Tríplice Aliança e se recusou a participar do conflito. Contudo, em função das promessas territoriais que recebeu, a Itália entrou no conflito ao lado da Tríplice Entente.Desastrosa durante grande parte da guerra, a participação italiana acabou sendo importante, na medida em que o país derrotou e forçou o Império Austro-Húngaro à capitulação na batalha de Vittorio Veneto, causando a desagregação do mesmo. A capitulação da Áustria-Hungria foi um duro golpe na Alemanha, que passaria a lutar sozinha.
Espero ter ajudado