Ed. Física, perguntado por rlkcruz, 1 ano atrás

o que fazer se meu teste de flexibilidade estiver baixo

Soluções para a tarefa

Respondido por alaniofarma2015
3

Resposta:

Explicação:

Apesar de pesquisas recentes concluírem que o alongamento muscular realizado antes e depois da corrida não previne lesões, sabemos que manter uma boa flexibilidade é importante, pois melhora a circulação sangüínea, a nutrição da cartilagem e a lubrificação e acomodação articular, além de contribuir para a performance.

Já a falta de flexibilidade muscular pode sobrecarregar as articulações e facilitar ou acelerar o processo de degeneração articular que é natural e ocorre com o passar dos anos.

Quando falamos em flexibilidade, falamos da capacidade de cada músculo se alongar. Esta capacidade pode ser definida “pela natureza” ou pode ser adquirida através de uma rotina de alongamentos ou atividades esportivas que dependam de grande flexibilidade muscular para a sua realização (como yoga, balê, ginástica olímpica, artes marciais…). Isso significa que a única maneira de melhorar a sua flexibilidade é através do alongamento muscular.

Podemos classificar as pessoas quanto à flexibilidade em três grupos: os hiperflexíveis, onde não apenas os músculos, mas também os ligamentos apresentam uma capacidade de se alongar exagerada; o grupo das pessoas com flexibilidade normal e o terceiro grupo, o dos rígidos.

Como descrito anteriormente, além da flexibilidade do músculo, existe a capacidade dos ligamentos (estruturas que ligam um osso ao outro) se alongarem o que varia entre um indivíduo e outro. Algumas pessoas apresentam flexibilidade excessiva dos ligamentos, o que é denominado frouxidão ligamentar. Existem 5 sinais clássicos que podem indicar que o indivíduo apresenta frouxidão ligamentar. São eles:

O polegar toca a superfície flexora do antebraço

Hiperextensão da 5ª metacarpofalangeana: articulação do quinto dedo com a mão

Hiperextensão do cotovelo

Hiperextensão do joelho

Encosta a palma da mão no chão com os joelhos esticados

Se você apresentar três ou mais destes sinais, quer dizer que você tem hiperfrouxidão ligamentar, mas não necessariamente boa flexibilidade muscular. Portanto, é preciso avaliar sempre a flexibilidade muscular e os sinais de frouxidão ligamentar, porque podemos ter ligamentos flexíveis e músculos nem tanto.

E, principalmente para quem apresenta três ou mais sinais descritos anteriormente, é importante trabalhar com mais ênfase exercícios que treinem a coordenação, equilíbrio e fortalecimento muscular, na medida em que eles deixarão os músculos mais preparados para executar sua função e evitarão lesões nas articulações.

TESTES DE FLEXIBILIDADE

Nesta matéria iremos propor a realização de testes de flexibilidade para que você possa avaliar como estão os músculos mais exigidos na corrida. Através da nossa prática clínica, adaptamos os testes escolhidos para que possam ser realizados sem a ajuda de um profissional. Porém, você deverá realizá-los com a ajuda de um amigo.

De acordo com o resultado dos testes, sugerimos alguns alongamentos que podem ser feitos para melhorar a flexibilidade, para que você obtenha os benefícios do alongamento e melhora na pontuação da avaliação. Após cada teste é indicado o nome do alongamento para se dar ênfase e no final da matéria estão os alongamentos sugeridos.

Perguntas interessantes