O que fazer quando uma página da web não está funcionando e aparece a seguinte mensagem : HTTP error 500. Como solucionar o problema?
Soluções para a tarefa
O que é o "ERROR 500"?
O erro 500 é um status de erro HTTP, que indica uma dificuldade de processamento do servidor, a partir de uma incompatibilidade ou configuração incorreta em alguma aplicação do site.
A mensagem de erro exibida na tela em certos casos é “Erro 500 – Internal Server Error”.
O erro, no entanto, é uma mensagem genérica que aparece quando acontece algo inesperado no servidor da sua hospedagem. O servidor por sua vez não oferece informações específicas por se tratar de um erro que pode ocorrer por diversos motivos.
Possíveis causas:
1) Permissões erradas em um grupo de usuário:
Se a falha está ocorrendo apenas em algumas partes do site ou em uma pasta que não tenha arquivos de configurações (Exemplo:..htaccess) é bem provável ser as permissões. Veja:
As permissões de pastas devem ser 0755.
As permissões de scripts executáveis dentro da pasta cgi-bin devem ser 0755.
Imagens, mídia, arquivos de textos como HTML, etc. devem ter permissões 0644.
2) Arquivo de configuração, por exemplo, .htaccess, php.ini ou web.config, com comandos inválidos ou o arquivo está corrompido.
Nesse caso, a melhor forma de diagnosticar a causa é renomeando o arquivo.
Renomeie o arquivo, e se o site voltar a funcionar, você vai saber que o problema está no arquivo de configurações. Desse modo, verifique as configurações do arquivo, na dúvida, consulte um desenvolvedor de sua confiança.
3) Consumo alto de recursos no servidor.
Se o site passar a ter muitas visitas, e o seu plano não tiver memória suficiente para receber todas essas visitas, você terá o erro 500. Isso não é ruim, é sinal que o seu negócio está indo muito bem e chegou a hora de aumentar o seu plano.
Se o site tem poucas visitas e mesmo assim vem apresentando erros, verifique se seu código já está otimizado e aproveitando ao máximo o dinheiro que você está pagando.
Fique atento em instalações de novos scripts ou plugins no seu site.
Muitos scripts não apresentam erro algum assim que é instalado, porém quando o site tem o seu pico de visitas, ele pode ficar lento ou apresentar o “erro 500”, devido aquele “Scritp” instalado no final de semana.