Português, perguntado por thaiday03, 1 ano atrás

O que fazer contra o abuso sexual?

Soluções para a tarefa

Respondido por lreis015
6
Trazer o tema à tona
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) indicam que para a prevenção do abuso sexual deve-se "favorecer a apropriação do corpo, promovendo a consciência de que seu corpo lhe pertence e só deve ser tocado por outro com seu consentimento ou por razões de saúde e higiene". Então, o educador desempenha um importante papel na prevenção desse crime.

O sucesso no processo tende a ser ainda maior se a escola tiver uma ação institucional ligada à Educação sexual, com o apoio da gestão. "O ideal é envolver todos nas atividades ligadas ao tema, inclusive os pais, que devem ser avisados antes de uma campanha ser iniciada", destaca a pedagoga Cláudia Maria Ribeiro, da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Lembre-se de que a informação é uma ferramenta essencial para seu aluno reconhecer que o corpo é dele e que ele pode se proteger. "Uma criança bem informada é menos vulnerável", diz Ana Cláudia Bortolozzi Maia, do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Sexual (Lasex), da Unesp. Para se preparar para abordar esse assunto, leia guias, como os disponíveis no site bit.ly/guia-abuso.

Identificar e agir

Uma criança vítima de abuso pode ter sinais físicos, como coceira nos genitais ou nas nádegas e machucados pelo corpo. Mas outros indícios envolvem o comportamento dos pequenos. "Em geral, há uma mudança brusca: se era alguém comunicativo, começa a ficar mais quieto e vice-versa", conta Ana Cláudia.

Ao se deparar com esses casos, o melhor é procurar o aluno, dizer que notou que está diferente, perguntar se está acontecendo algo e se precisa de ajuda. Perguntas indutivas como "Mas você foi abusado?" não são recomendadas. Se o depoimento confirmar as suspeitas, deve-se notificar o Conselho Tutelar, que também tira suas dúvidas sobre o que fazer, ou registrar pelo Disque 100. "Procurar a família não é indicado, porque o abusador pode ser alguém que mora com a criança e, ao tentar resolver, os familiares podem piorar a situação", alerta o pesquisador Jean von Hohendorff.

Antes de agir, busque apoio, converse com os gestores e combine a maneira de seguir em frente. Denúncias anônimas não são indicadas, mas, se você não se sentir confortável em fazê-las em seu nome, elas podem ser encaminhadas pela direção da escola ou pela área que lida institucionalmente com esses assuntos.
Respondido por hannacarvalho9991
5
O que nos podemos fazer agora é denunciar e cuidar mais com quem falamos ( eu acho q e isso)
Perguntas interessantes