O que faz um esporte ser aceito para fazer parte das olimpíadas? E quais os esportes que devem estrear na próxima olimpiada?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os Jogos Olímpicos se tornaram a maior competição esportiva do planeta. Com mais de 10 mil atletas competindo a cada quatro anos, é natural que muitos esportes queiram fazer parte desse evento. Mas como será que são escolhidas as modalidades Olímpicas? Por que o futebol, por exemplo, faz parte do programa, mas o futsal não? Descubra a resposta agora!
O primeiro passo
Antes de tudo, o esporte precisa ser reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional. Nesse momento, ele passa a ser organizado por uma Federação Esportiva Internacional (como a FIFA, que administra o futebol, por exemplo).
Jogo Limpo
A Federação Internacional do esporte em questão precisa se comprometer com dois movimentos importantes: o código antidoping e a Carta Olímpica. O primeiro existe para que atletas não usem substâncias ilícitas que melhorem o desempenho nas provas. O segundo tem como propósito estabelecer os princípios e valores do Movimento Olímpico.
Popularidade
O Comitê Olímpico Internacional pode reconhecer uma atividade como esporte, mas isso não significa que ela vai ser inserida no programa dos Jogos Olímpicos. Para isso, é necessário preencher uma requisição oficial. E não são todos os esportes que podem fazê-lo. É obrigatório que homens de ao menos 75 países em 4 continentes e mulheres de 40 países em 3 continentes pratiquem frequentemente a modalidade.
Motores e esportes “mentais” são proibidos
Atividades com propulsão mecânica não podem entrar nos Jogos Olímpicos. Então, apesar do automobilismo ser reconhecido como esporte, não possui os critérios para participar da competição, já que os carros são movidos a motores. O mesmo acontece com os mind sports, esportes da mente, como o xadrez.
Explicação:
eu sei q e muita coisa mais pasiencia demorei pra acha
Resposta: Basicamente, um esporte é considerado olímpico se for praticado por homens em 75 países, no mínimo, e em quatro continentes. Já no caso das mulheres, se é praticado em 40 países, no mínimo, e em três continentes.
Explicação:
confia no 10 man