Pedagogia, perguntado por vitalspajr, 8 meses atrás

O que faz os sérvios serem sérvios, os cingaleses serem cingaleses, os franco-canadenses serem franco-canadenses, ou qualquer outra pessoa ser qualquer outra pessoa, é que eles e o resto do mundo, num dado momento e até certo ponto, para certos fins e em certos contextos, passaram a se ver e serem vistos como contrastantes com o que os cerca”. (GEERTZ, CLIFFORD. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC. 2001, p.218)



A notícia diz que: “É curioso, porque justamente a Alemanha, o Império Austro-Húngaro, a Itália, a Irlanda e a Suécia despejaram, no século XIX, milhões de camponeses esfomeados para fora de suas fronteiras, o que provocou um reequilíbrio demográfico, possibilitando o reerguimento econômico no século seguinte. Estes, que deveriam ser os primeiros a abrir as portas para os estrangeiros, veem em uma dimensão cada vez larga (maior) crescer o preconceito étnico e religioso. Aliás, de forma patética, algo semelhante começa a ocorrer no Brasil. País de diversidade étnica, acompanhamos horrorizados as manifestações explícitas de xenofobia e racismo contra os médicos cubanos e mais recentemente contra senegaleses e haitianos. Onde vive o ser humano, mora a estupidez.”

Todos os dias saem notícias nos jornais que falam sobre pessoas que vão para outros países fugindo da guerra, da fome, de perseguição religiosa. São os refugiados de guerra. Baseado no texto de Clifford Geertz e na notícia do jornal, assinale a alternativa correta em relação a esses acontecimentos e os direitos humanos:

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessatimm
13

Resposta:

LETRA D :O mundo atualmente é marcado pela fragmentação que demarcam as identidades coletivas. Sem a mútua compreensão e respeito surgem atitudes xenofóbicas, genocídios e racismo.

Explicação:

corrigido pelo AVA

Respondido por marcossouzalima73
6

Resposta:

:O mundo atualmente é marcado pela fragmentação que demarcam as identidades coletivas. Sem a mútua compreensão e respeito surgem atitudes xenofóbicas, genocídios e racismo.

Explicação:

Perguntas interessantes