o que faz o Japão ser um dos países com maiores expectativas de vida do mundo? *
Soluções para a tarefa
Resposta:
Conhecido pela qualidade de sua gastronomia, o Japão tem outro motivo para se orgulhar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o japonês vive em média 84 anos, número que faz da Terra do Sol Nascente o país com a mais elevada expectativa de vida do mundo.
É um feito e tanto para uma nação que, dois anos após a Segunda Guerra Mundial, tinha uma expectativa de vida cravada em 50 anos para homens e em 57 para mulheres. Com índices tão modestos, como o país conseguiu ampliar tanto a longevidade?
— A esperança de vida ao nascer aumentou rapidamente na década de 1950 e início da década de 1960 como resultado da diminuição da mortalidade por doenças infecciosas em crianças e jovens adultos. Isso aconteceu em grande parte por conta do papel do governo na saúde pública — explica Nayu Ikeda, do Instituto Nacional de Saúde e Nutrição japonês.
Leia mais:Dos 80 em diante: histórias e particularidades da faixa etária que triplicará até 2050
Para ilustrar a preocupação do governo com a saúde, Ikeda diz que, no pós-guerra, 32 leis foram promulgadas para contemplar o setor. Além disso, após meados dos anos 1960, a redução da mortalidade por acidente vascular cerebral (AVC) teve uma contribuição relevante para aumentar a longevidade do país. Isso aconteceu graças a campanhas de redução do consumo de sal e à oferta de remédios para pressão na rede de saúde.
A universalização do sistema médico, diz ela, também teve papel fundamental no processo, já que tornou igualitária a oferta de saúde. Ampliar o acesso à medicina, aliás, é algo que ela sugere a qualquer país que queira ampliar a longevidade.
Explicação:
Resposta:
O Japão possui um padrão de vida muito alto (17º maior IDH), com a maior expectativa de vida do mundo (de acordo com estimativas da ONU e da OMS) e a terceira menor taxa de mortalidade infantil. O país também faz parte do G20, grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia.
Explicação: