O que farei? Construção de um diagrama explicando um processo metabólico
relacionado a obtenção de energia a partir de carboidratos.
Como farei?
1. Construir um diagrama contendo os passos ou etapas do processo, podendo
utilizar ferramentas tecnológicas como apoio;
2. Comparar os meus resultados com os demais alunos da turma;
3. Registrar as respostas e/ou dúvidas pontuais no Chat Atividade para mediação
e ampliação comentada do gabarito pelo professor.
Quando farei? No decorrer da aula atividade.
Por que devo fazer? Para avaliar os resultados de aprendizagem dos conteúdos
propostos na Unidade de Ensino.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Carboidratos
✓ Compostos orgânicos constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio e
apresentam fórmula geral Cn
(H2O)n
✓ Funções principais:
→ Fonte de energia (rápida e armazenada)
→ Estrutural (paredes celulares)
→ Sinalização e coesão (glicoproteínas e glicolipídios)
→ Ácidos nucleicos (ribose e desoxirribose
Carboidratos → alimentação → glicosidases → trato gastrintestinal
✓ Digestão → glicogênio e amido → monossacarídeos que são absorvidos pela
mucosa duodenal
✓ Glicogênio, amido e celulose → glicose → alfa 1 – 4 e beta 1 – 4
✓ Celulose → resiste à digestão enzimática e não libera as suas unidades de
glicose nos seres humanos
✓ Glicogênio e o amido → sob a ação enzimática → glicose
Explicação:
Os carboidratos apresentam como principal função a função energética. Entretanto, os carboidratos possuem funções que vão além de garantir a energia para as células, estando eles relacionados também com a estrutura dos ácidos nucleicos e funções estruturais, por exemplo. No que diz respeito à função estrutural, podemos citar a celulose e a quitina.
Os carboidratos mais simples são os chamados monossacarídeos, os quais são monômeros (unidades que formam os polímeros) que formam os carboidratos mais complexos. Os monossacarídeos, também chamados de açúcares simples, são classificados de acordo com o número de carbonos que possuem em sua molécula, que apresenta fórmula geral (CH2O)n.
Os carboidratos podem ser classificados em simples e complexos de acordo com a sua estrutura molecular, ou seja, de acordo com a quantidade de moléculas que o compõem, o que pode interferir diretamente no seu índice glicêmico e absorção no organismo.
Ao se considerar a temática de processo metabólico, diz respeito à uma série de atividades celulares para a obtenção ou eliminação de componentes com foco na energia e estrutura adequada ao organismo vivo.
Informações sobre processo metabólico em geral
O processo metabólico, de forma geral, é compreendido como as atividades realizadas para que determinada molécula seja obtida ou degradada no meio intracelular.
De forma específica, o processo metabólico relacionado com os carboidratos ocorre para que haja a obtenção deste tipo de molécula com a função de proporcionar energia para as atividades celulares sendo, ainda, o componente de estruturas como ácidos nucléicos, celulose e quitina.
Quanto à sua estrutura, os carboidratos são formados por carbono, hidrogênio e oxigênio com a fórmula geral (CH2O)n podendo ser classificados da seguinte forma:
- Monossacarídeos: carboidratos mais simples compostos por apenas 01 molécula desta estrutura, sendo conhecidos como açúcares simples;
- Polissacarídeos: também conhecidos como açúcares complexos que são compostos por mais de 2 moléculas de carboidratos em sua estrutura.
De forma específica, quando se considera o processo metabólico dos carboidratos inicia com a obtenção dos componentes através da alimentação passando pela digestão com ação de glicosidades do trato gastrointestinal sendo absorvidos pela mucosa duodenal.
Existe, ainda, no caso do metabolismo dos carboidratos a condensação de grandes volumes de glicose em moléculas maiores como glicogênio, amido e celulose funcionando como reserva de energia celular.
Para saber mais sobre processos metabólicos: https://brainly.com.br/tarefa/23220223