História, perguntado por gabiduart2008, 6 meses atrás

o que facilitava para a inglaterra vender seus produtos em quase todosos cantos do mundo ​

Soluções para a tarefa

Respondido por saravitoria1529
0

Resposta: a sua inovação de técnicas

Explicação:

A Revolução Industrial começou em Inglaterra no final do século XVIII, com a aplicação de inovações técnicas nos campos da indústria e dos transportes e com a descoberta de uma inovadora fonte de energia produzida pelo vapor, que se revelou verdadeiramente revolucionária. de transportes sobre carris e na navegação veio alterar profundamente os sistemas produtivos e a vida dos homens.A Inglaterra foi o país pioneiro, que liderou todo este processo de renovação tecnológica, porque nesse território se concentraram um conjunto de fatores favoráveis a esta mutação tão profunda, que implicou uma mudança radical da vivência de muitas pessoas em todo o Mundo.

Tudo começou por volta de 1780, o ciclo de profundas transformações técnicas e tecnológicas a que se deu o nome de Revolução Industrial, como se viu, desencadeado pela introdução da máquina a vapor, aperfeiçoada por James Watt e pela conjugação de uma série de condicionalismos favoráveis: visão política, abundância de capitais, mão de obra numerosa, disponibilidade de matérias-primas, recursos naturais, amplos mercados.

Na Inglaterra o arranque da Revolução Industrial foi precoce, porque a burguesia britânica era muito ativa, talvez mais ativa do que as suas congéneres europeias, por ser favorecida por um regime político-liberal, por se ter desenvolvido através da acumulação de riqueza nos domínios coloniais, e por reinvestir os lucros em investimentos que lhe garantiam a multiplicação do seu capital, ao contrário, por exemplo, da burguesia portuguesa, cujo sonho era adquirir propriedades e comprar títulos nobiliárquicos para tentar igualar-se à nobreza.

O segundo fator que facilitou o desenvolvimento da economia inglesa foi a disponibilidade de uma mão de obra muito numerosa, resultante do êxodo rural provocado pelo movimento das enclosures. Trata-se, no fundo, de estabelecer uma relação entre a chamada revolução agrícola e a Revolução Industrial. De qualquer modo, este tema da revolução agrícola é polémico e bastante debatido, não se chegando a consensos. A corrente historiográfica atual considera que não terá sido inteiramente por ação dessa revolução agrícola que se libertou mão de obra, até porque a agricultura só se desenvolveu posteriormente à expansão industrial; considera, além disso, que é exatamente o desenvolvimento industrial o grande fator de atração de mão de obra rural para os novos centros industriais. A riqueza em matérias-primas, provenientes da metrópole (ferro, hulha e lã) e das colónias (algodão e madeira) também funcionou como fator motivador deste precoce desenvolvimento, ainda mais porque a revolução das técnicas e dos processos agrícolas na Inglaterra fornecia uma parte dessas matérias e canalizava dinheiro e pessoas para outros setores da economia.

Perguntas interessantes