o que explica o desenvolvimento da indústria no sudeste brasileiro
Soluções para a tarefa
Com número elevado de mão de obra e dinheiro em caixa, devido ao lucro da cafeicultura, a Região Sudeste logo se tornou a área mais industrializada e de maior concentração de população do país.
A construção da Rodovia Anchieta e a existência da Estrada de Ferro Santos - Jundiaí, que já em 1938 ligava São Paulo ao Porto de Santos, agilizou as importações e exportações.
Atualmente, o Porto de Santos é o maior porto do país.
Ao longo dessas importantes vias, surgiu o chamado o ABCD paulista. A sigla vem das quatro cidades que originalmente formavam a região, sendo: Santo André (A), São Bernardo do Campo (B), São Caetano do Sul (C) e Diadema (D). Atualmente é chamado de Região do Grande ABC.
As indústrias instaladas nas três maiores cidades do país, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, são bastante diversificadas. Como em várias outras cidades da Região Sudeste, fabricam alimentos, aviões, equipamentos elétricos, eletrônicos, navios, automóveis, etc.
Resposta:
O inicio da industrialidade no sudeste brasileiro surgiu a a partir do declínio do café, por volta do ano de 1920, o desenvolvimento industrial ocorreu principalmente a partir do século XX, após o o café cai de preço. O café ocupava destaque nas exportação assegurando a economia brasileira. Os fazendeiros começaram a vender suas propriedades e começaram a investir em industria as primeiras se limitavam no setor têxtil, alimentação , bens de consumo, sabão e velas.