O que explica a instalação de indústrias petroquímicas e siderúrgicas no litoral do Japão?
Soluções para a tarefa
Primeiramente a concentração populacional. Como o terreno japonês é muito montanhoso, a população se concentra nas regiões litorâneas.
Depois o fato de o Japão possuir baixa disponibilidade de matéria-prima tanto para seu consumo agrícola quanto para alimentar sua indústria, tendo suprir sua necessidade por meio de importações.
Ferro, ouro, manganês entre outros elementos metálicos, carvão e petroleo tem que ser providos por outros países. Não a toa China(metais) e Arabia Saudita(petróleo) são dois dos principais exportadores para o Japao.
Ferro, carvão , petróleo entre outros elementos para o funcionamento de seu setor industrial são importados . Assim, regiões próximas a portos facilitam tanto a chegada quanto o escoamento do que é produzido. E na parte externa da ilha pois ela dá em alto mar, com fácil acesso à America (EUA é um dos principais consumidores de seus produtos logo após a segunda guerra mundial), facilitando as trocas tanto com qualquer pais americano como com Austrália e mesmo para receber a matéria – prima vinda de outros lugares.