O que explica a conflituosa relação entre China e Taiwan. Qual o cenário atual acerca desses atritos.
Soluções para a tarefa
Taiwan é aquele filho revoltado da China que se tornou um estado capitalista e desenvolvido.
Em 1949, ao final da guerra civil, os comunistas chegaram ao poder em Pequim. Os nacionalistas, derrotados, se refugiaram em Taiwan, onde estabeleceram um regime capitalista. Isso causou muita instabilidade e ameaças de conflitos com a China.
A posição da China
O Partido Comunista chinês oferece a Taiwan a fórmula "um país, dois sistemas". Ou seja, Pequim quer Taiwan como uma Província, mas permitiria à ilha autonomia para manter um sistema democrático e capitalista (assim como teoricamente em Hong Kong e Macau). A China ameaça invadir Taiwan caso eles não aceitem iniciar negociações para o acordo.
A posição de Taiwan
O governo de Taiwan, diz aceitar negociar uma reaproximação com a China, acelerando contatos sobretudo nos campos econômico e cultural. Mas afirma que a reunificação total só será possível quando houver eleições livres na China e ela for totalmente democrática (pois os chineses são privados de várias coisas, inclusive eleições, acesso ao mundo ocidental e restrições de liberdades individuais e unificadas).
Taiwan recusa claramente, pois teme que aconteça igual com Hong Kong, que na atualidade enfrenta severos protestos contra a interferência da China no território autônomo que possui legislação própria e etc. No mais recentes protestos, um em 2014 e outro agora em 2019, os milhões de manifestantes chegaram até invadir o parlamento causando confrontos e gritando palavra de ordem contra Pequim.