o que existe em comum entre as rãs e as pilhas elétricas?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Projeto Física e Cidadania

Inicial
O Projeto
Aprendendo e Ensinando
Ciência: uma construção humana
Física à sua volta
Curiosidades
Glossário
Luigi Galvani nasceu na Bolonha, Itália, em 9 de setembro de 1737. Formou-se em medicina aos 22 anos na Universidade de Bolonha, onde três anos mais tarde foi nomeado professor de anatomia.
No período entre 1780 e 1790, Galvani dedicou-se aos estudos sobre a interação da eletricidade em animais, onde realizou sucessivas experiências buscando entender as reações dos membros posteriores de rãs ao lhe aplicar eletricidade, que nessa época só dispunha de eletricidade estática. As séries de experiências realizadas durante esse período foi incentivada devido a uma descoberta ao acaso, em 1780. Galvani havia deixado uma rã dissecada na mesa de seu laboratório próximo a uma gerador eletrostático, e casualmente um de seus ajudantes tocou a ponta de um bisturi nos nervos internos da rã, no mesmo momento em que o gerador estava liberando centelhas; nesse instante para a surpresa de todos, as patas da rã se contraíram.
Após a casual descoberta Galvani imediatamente iniciou uma série de experiências, a fim de entender o motivo pelo qual as patas da rã se contraíam. Por volta de 1786, ele realizou uma experiência pendurando as pernas de uma rã por meio de um gancho de latão em um corrimão fora do laboratório, pretendendo utilizar eletricidade mais forte, nesse caso as descargas elétricas de uma tempestade. Galvani erroneamente atribuiu esse efeito à eletricidade animal e não aos metais em contato com as pernas do animal.