o que estava acontecendo no mundo quando a monalisa foi criada? e como isso interferiu na criação da obra
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Acredita-se que a Mona Lisa teria sido pintada em Florença, nos primeiros anos do século XVI (entre 1503 e 1506), ocasião em que Da Vinci vivia por lá. A hipótese mais provável sobre a sua criação, sustentada atualmente por especialistas, é que Leonardo teria aceitado realizar o retrato da esposa de um rico comerciante da vila, Francesco del Giocondo. A modelo, Lisa di Noldo Gherardini, teria nascido em 1479 e se casado em 1495 com Francesco, com quem teve três filhos.
Não se sabe se ela realmente existiu ou se foi uma imagem inventada por Leonardo da Vinci. Existe, também, uma hipótese de que a obra seria um autorretrato do pintor. Sabe-se que há toda uma evocação de humanidade, para além da representação de uma pessoa, na imagem de Mona Lisa, especialmente em seu enigmático sorriso. A obra já foi tema de música, poemas, artes a até filmes.
Na obra pode-se notar a ausência de sobrancelhas em Mona Lisa. A explicação dada por alguns historiadores é que Leonardo havia pintado as sobrancelhas, mas durante a primeira limpeza (no século XVII) foi usado um solvente impróprio e as sobrancelhas se dissolveram.
A obra se integrou ao centro europeu mais intensamente dedicado à arte, sendo, após a Revolução Francesa, incorporada ao acervo do Louvre. Após isso, passou um tempo nos aposentos de Napoleão Bonaparte e, posteriormente, foi resgatada pelo Louvre. No século XIX, a mitificação em torno da Mona Lisa intensificou-se. Sua fama se popularizou após o roubo do Louvre, em 1911, e posterior recuperação, em 1913, quando se tornou manchete dos principais jornais e, só então, passou à condição de ícone global. Sofreu, ainda, posteriormente, um atentado, o que justifica o esquema de segurança em torno dela.
Perguntas interessantes