“[...] o que está em jogo é o tratamento teórico que será atribuído ao conjunto de dados referentes à determinada realidade, no intuito de explicá-la melhor.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 30. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a atividade explicativa nas áreas do conhecimento das humanidades, relacione corretamente os elementos às suas respectivas estratégias: Compreensão Interpretação ( ) O pesquisador é um pouco menos ativo diante dos fatos. ( ) O pesquisador tem maior autonomia. ( ) O pesquisador prioriza a descrição. ( ) Pressupõe-se mais criatividade por parte do agente de investigação. Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta: A 1 – 1 – 1 – 2. B 2 – 2 – 2 – 1. C 1 – 2 – 1 – 1. D 2 – 1 – 2 – 1. E 1 – 2 – 1 – 2.
Soluções para a tarefa
A educação física auxilia não apenas alunos sem experiência esportiva, mas também atletas da área, que passam a compreender melhor, diante da explicação de um profissional qualificado, técnicas, estratégias, movimentos e regras sobre suas práticas. O papel do pesquisador, que antecede o do professor, em termos cronológicos, é o seguinte:
(f) O pesquisador é um pouco menos ativo diante dos fatos.
Falso. O pesquisador é plenamente ativo diante dos fatos, interpretando-os a a partir de fontes e métodos adequados.
(V) O pesquisador tem maior autonomia.
Correto. O pesquisador tem maior autonomia, na medida em que pode,. por exemplo, escolher novas fontes, mudar seus métodos de abordagem e etc.
(V) O pesquisador prioriza a descrição.
Correto. Embora a análise crítica seja necessária, é papel do pesquisador dar prioridade à descrição, facilitando o trabalho dos outros profissionais.
(f) Pressupõe-se mais criatividade por parte do agente de investigação.
Falso. O agente de pesquisa deve dedicar-se de maneira bastante precisa ao método empregado, sem poder empreender criativamente, sob pena de alterar os resultados da pesquisa.