História, perguntado por danynayara417, 10 meses atrás

o que eram os chamados atos institucionais

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiabarbosam
34

Os Atos Institucionais (AI) foram normas e decretos elaborados no período de 1964 a 1969, durante o regime militar no Brasil. Foram editados pelos Comandantes-em-Chefe do Exército, da Marinha e da Aeronáutica ou pelo Presidente da República, com o respaldo do Conselho de Segurança Nacional. Todas estas normas estavam acima de todas as outras e até mesmo da Constituição. Esses atos não estão mais em vigor desde o fim do Regime Militar.


Atos Institucionais foram utilizados como mecanismos de legitimação e legalização das ações políticas dos militares, estabelecendo para eles próprios diversos poderes extraconstitucionais. Na verdade os Atos Institucionais eram um mecanismo para manter na legalidade o domínio dos militares. Entre 1964 a 1969 foram decretados 17 atos institucionais regulamentados por 104 atos complementares.



Em outras palavras:


Atos que foram colocados em vigor na época da Ditadura militar. Entre eles, o mais famoso é o AI-5 que determinava a censura de musicas, livros, filmes, novelas e tudo relacionado a arte. A música Cálice, é famosa pela denúncia implícita em sua letra, referindo-se ao cale-se.
Respondido por Kayssa0
9

Resposta:

Os Atos Institucionais foram diplomas legais baixados pelo poder executivo no período de 1964 a 1969, durante a ditadura militar brasileira. Foram editados pelos Comandantes-em-Chefe do Exército, da Marinha e da Aeronáutica ou pelo Presidente da República, com o respaldo do Conselho de Defesa Nacional

Explicação:

Perguntas interessantes