O que eram as capitanias hereditárias?porque o sistema de capitanias foi introduzido no Brasil? que resultados ele teve?
Soluções para a tarefa
As Capitanias Hereditárias são apenas faixas de terra, são divisões de terra. Foi introduzido no Brasil como forma de terceirizar a responsabilidade de Colonizar o Brasil, essa Responsabilidade era da Coroa que passou para os Capitães Donatários essa responsabilidade de colonizar o Brasil. Não tiveram muito sucesso, na verdade, é considerado como um Plano falho, pois muitos Capitães nem vieram ao Brasil pois não achavam que encontrariam algo de bom na Terra dos Papagaios, outros morreram no caminho, outros vieram mas falharam no objetivo imposto pela Coroa, e somente a Capitania de Pernambuco e a primeira Capitania, que é a Capitanias de São Vicente, foram as únicas que deram certo, pois conseguiram desfrutar da atividade econômica açucareira, tanto que, a Capitania de Pernambuco era conhecida no mundo inteiro como uma das grandes produtoras de Açúcar.
O território do Brasil, pertencente a Portugal, foi dividido em faixas de terras e concedidas aos nobres de confiança do rei D. João III (1502-1557). Essas poderiam ser passadas de pai pra filho e por isso, foram chamadas de hereditárias.
Os principais objetivos eram povoar a colônia e dividir a administração colonial, evitando, dessa maneira, possíveis ataques e invasões.
No entanto, o sistema de capitanias sofreu com a falta de recursos, algumas foram abandonadas e em outras jamais seus donatários estiveram ali. Igualmente sofreram ataques indígenas, os quais lutavam contra a invasão de suas terras.
Desta maneira, o empreendimento das capitanias hereditárias fracassou. Somente duas foram bem-sucedidas:
Capitania de Pernambuco e a de São Vicente.