História, perguntado por gabrielbueno20, 1 ano atrás

o que eram as Atividades Secundárias no Engenho?

Soluções para a tarefa

Respondido por fenadynha
1

Resumindo, os portugueses tinham experiência neste ramo. Tinham um território onde havia condições excelentes para plantar. Havia um mercado onde produto era caro. E ainda de quebra podiam povoar melhor sua colônia e protegê-la (já que sofria bastante invasões neste período). Só havia vantagens para adotar o açúcar… então só faltava mesmo patrocinar e promover a atividade com vigor! E foi isso mesmo que a Coroa fez.Com isso, a cultura de cana se transformou no alicerce econômico da colonização portuguesa no Brasil entre os séculos XVI e XVII. As regiões onde a cultura de cana mais prosperou foi o Nordeste (Bahia e Pernambuco).
Foi introduzido o esquema de plantationpara o cultivo da cana de açúcar, caracterizada por:

Cultivo de cana em grandes propriedades de terra (os latifúndios);Mão de obra escrava. Primeiro tentaram escravizar os índios, mas devido à resistência destes, os escravos africanos começaram a ser empregados em massa;Monocultura. Só se plantava uma cultura nos engenhos: a cultura de cana;Produção destinada à exportação.

O objetivo da adoção do plantation era a produção em larga escala com custo reduzido. Os donos de grandes propriedades (latifundiários) tinham um território grande e propício à cultura, que dedicavam totalmente a ela. Tinham trabalhadores escravos (só precisaria pagar na aquisição e sustentá-los). O cenário e as vantagens dos portugueses era muito favorável para que os lucros fossem altos. E foi exatamente o que obtiveram adotando o plantio da cana de açúcar.

 

Perguntas interessantes