O que eram a casa grande a capela e a Senzala na produção de açúcar?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Casa grande: A casa grande era uma construção ampla e confortável onde morava o senhor de engenho e sua família. Era um lugar que representava, mais do que qualquer outro, o
poder colonial dos senhores. Na casa grande trabalhavam escravos domésticos, principalmente mulheres, que cuidavam dos filhos dos senhores, servindo como amas de leite (escrava que amamentava os filhos pequenos do senhor de engenho) e realizando a maior parte dos trabalhos domésticos, como cozinhar e limpar. Tudo no engenho girava em torno da casa grande. Geralmente, ela era construída em um nível mais alto, assim, o senhor podia ver o que acontecia em grande parte da sua propriedade e fiscalizar pessoalmente o trabalho dos escravos no canavial e na casa de engenho.
Capela: As capelas foram igrejinhas construídas nas fazendas de engenho durante o período
As capelas foram igrejinhas construídas nas fazendas de engenho durante o período colonial. A arquitetura da capela segue o estilo simples das primeiras igrejas construídas no nordeste: geralmente baixas, com um só altar (as vezes dois ou três), sem adornos rebuscados ou barrocos em sua construção. A capela era o local onde os escravos eram batizados com nomes religiosos como: Mateus, Antônio, Maria, João. E também convertidos, deixando o candomblé e seguindo o catolicismo. Os escravos, apesar de participarem das missas, ficavam escondidos no andar superior, apenas escutando a reza sem que os outros os vessem. Na capela eram comemorados casamentos, missas, funerais e outros eventos religiosos.
Senzala: A senzala era uma espécie de habitação ou alojamento dos escravos.Elas existiram durante toda a fase de escravidão(entre o século XVI e XIX). A senzala também servia para accorentar os escravos que tentavam fugir.à senzala era construída de madeira ou de barro,tinha poucas janela e era bastante desconfortável. Lá os escravos dormiam todos juntos e bem apertado,se alguém reclamace sobre alguma coisa, levaria várias chicotadas no tronco.