O que era o voto CENSITÁRIO no Brasil durante o Império?
Soluções para a tarefa
Olá
O voto ou sufrágio censitário é o direito de voto concedido a um determinado grupo de pessoas que cumpram certos quesitos econômicos.
Ele surgiu no fim do Antigo Regime com as revoltas liberais que tomavam o continente europeu e o americano. Inspirada pelas ideias iluministas e liberais, a burguesia passou a reivindicar mais participação política através da eleição de seus representantes.
Entretanto, o Rei e a nobreza não viam com bons olhos a divisão do poder. Porém, devido à necessidade de incorporar novos atores sociais nas decisões políticas, o direito ao voto foi concedido a uma pequena parcela da população. Assim, o voto censitário tem como característica principal estar dirigido a uma classe de proprietários que são eleitos e fazem as leis para protegerem a si mesmo.
Voto Censitário no Brasil:
A Constituição Política do Império do Brasil, de 1824, garantia o direito ao voto censitário à população masculina. Ou seja, somente homens livres, maiores de 25 anos e com a renda anual de mais de 100 mil réis podiam votar nas eleições primárias. Nessa eleição eram escolhidos aqueles que votariam nos deputados e senadores. Da mesma forma, para ser candidato nas eleições primárias, a renda subia a 200 mil reis e excluía os libertos. Por fim, os candidatos a deputados e senadores deveriam ter uma renda superior a 400 mil réis, serem brasileiros e católicos.