O que era o ratio studiorum?
Em que consistia a pedagogia catequética?
Qual a metodologia utilizada pelos jesuítas na regência das aulas?
Soluções para a tarefa
O professor jesuíta era recomendado a utilizar a filosofia e a teologia como o principal recurso a ser utilizado na educação. A filosofia teológica utilizada pelos jesuítas baseava-se na teologia de São Tomas de Aquino, que era conhecida como uma tradição escolástica.
A teologia escolástica baseava-se em um ensino crítico, respondendo as exigências da fé ensina pela igreja.
RESPONDIDO NO AVA
A - A Ratio Studiorum é um documento base, elaborado pela companhia de jesus no século XVI, composto por conjuntos de regras de ensino criado para regulamentar os colégios jesuítas, visando unificar a metodologia de ensino e por finalidade instruir e orientar de maneira acelerada e produtiva os padres jesuítas sobre as incumbências de seu cargo.
B – A Pedagogia Catequista visada pelos jesuítas se constituía em um ensino oral, de extensão por doutrinação social, metódica, ensinamento e catequização. Baseava-se em organizar e instruir a interação entre as verdades da fé e os interlocutores (catequistas e catequizados) em vista de cumprir a tarefa evangelizadora da formação do seguidor.
C- Os jesuítas utilizavam em sua essência o uso das artes (musical, coreográficas e teatral) e também linguística, e na metodologia estímulo na inspiração do principio da interação da fé e da vida, compreendendo a um ensino de doutrina cristã, com principal objetivo de melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão e da produção de conhecimentos.