História, perguntado por elaine2924, 11 meses atrás

o que era o genos e o que provocou sua crise?​

Soluções para a tarefa

Respondido por afortunato201196
6

Resposta:

Geno era um tipo de organização social na Grécia Antiga,

A Idade das Trevas chegara ao fim juntamente com a desagregação lenta, mas progressiva, das comunidades gentílicas. O crescimento demográfico foi a principal causa da decadência dos genos, na medida em que o pobre solo grego não poderia expandir sua produção de forma proporcional ao aumento populacional. 

As disputas pelas terras cultiváveis, o surgimento de proprietários, não-proprietários e daqueles que passaram a dedicar-se ao comercio, bem como os conflitos entre os diversos Genos, resultaram na crescente instabilidade que motivou a união dos mais poderosos de vários genos a fim de buscar o estabelecimento de um poder controlador e forte. 

Nesse processo foram reforçados os elos entre alguns genos de uma mesma área geográfica, formando a fratria e, do mesmo modo, surgiu também a união de várias fratrias, originando as tribos. Como fecho das alianças regionais, as várias tribos reunidas acabaram formando uma estrutura ainda mais ampla, o demos (povo ou povoado), que tinha como chefe supremo o basileu, um autêntico rei. 

Assim, com o fim do domínio gentílico sobre a terra, os parentes mais próximos do pater apropriaram-se das terras mais ricas, passando a ser conhecidos como eupátridas (os bem-nascidos), verdadeiros latifundiários. O restante da terra foi dividido entre os georgoi (agricultores), pequenos proprietários. Os mais prejudicados por essa divisão foram os thetas (marginais), excluídos da partilha das terras.

Respondido por daniela72980
8

Geno era um tipo de organização social na Grécia antiga, Genos eram as pessoas que participavam dessa organização.

Podemos considerar como a primeira forma de organização da civilização grega.

O acréscimo populacional, e a disputa por terras agrícolas resultaram no fim dos Genos

Perguntas interessantes