Sociologia, perguntado por agathaplince, 1 ano atrás

O que era o fato social para Émile Durkheim?

Soluções para a tarefa

Respondido por Milena04
17
Segundo Émile Durkheim, Os Factos Sociais consistem no objeto de estudo da sociologia pois decorrem da vida em sociedade. Ó Sociólogo francês defende essas três características : 
Coercitividade - característica relacionada com a força dos padrões culturais do grupo que os indivíduos integram. Estes padrões culturais são de tal maneira fortes que obrigam os indivíduos a cumpri-los. 

Exterioridade - esta característica transmite o facto de esses padrões de cultura serem exteriores aos indivíduos, ou seja ao facto de virem do exterior e de serem independentes das suas consciências. 

Generalidade - os fatos sociais existem não para um indivíduo específico, mas para a coletividade. Podemos perceber a generalidade pela propagação das tendências dos grupos pela sociedade, por exemplo. Para Émile Durkheim, factos sociais são "coisas". São maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de um poder coercitivo. Não podem ser confundidos com os fenômenos orgânicos nem com os psíquicos, constituem uma espécie nova de fatos. São fatos sociais: regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, etc. 

agathaplince: Muiito obrigada resposta Perfeita!!!
Respondido por NinaPortBarbosa
0

Resposta:

2,1,3

Explicação:

Para tal, é necessário cumprir três aspectos: coercitivo, externo e geral.

Com o conhecimento sobre os conceitos, relacione:

1. Significa que todo fato social nasce da coletividade. A vontade do grupo prevalece sobre a individual, independentemente do que um sujeito quer, de forma isolada.

2. Todo fato social deve limitar, controlar a ação dos indivíduos no meio social.

3. Os fatos sociais possuem uma generalidade, isto é, se expressam de forma comum ou geral àquela sociedade.

( ) Coercitivo

( ) Externo

( ) Geral.

A. 3,1,2

B. 2,3,1

C. 1,2,3

D. 3,2,1

E. 2,1,3

Perguntas interessantes