História, perguntado por deathangels2232, 10 meses atrás

O que era e como funcionava a política da relação final?

Soluções para a tarefa

Respondido por pedrochaves2014
0

Resposta:

UOL HOSTPAGBANKPAGSEGUROCURSOS

 

 

SAC

PRODUTOS

BATE-PAPO

NOTÍCIAS

CARROS

ECONOMIA

FOLHA

ESPORTE

ENTRETÊ

TV E FAMOSOS

UNIVERSA

VIVABEM

TILT

ECOA

MOV

+ CANAIS

PESQUISA ESCOLAR

HISTÓRIA DO BRASIL

Política dos governadores - Entenda esse acordo do período republicano

Vitor Amorim de Angelo

Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

A chamada política dos governadores foi, em linhas gerais, um acordo - firmado no governo do presidente Campos Salles - por meio do qual a presidência da República e as oligarquias estaduais se comprometiam a manter uma relação de apoio mútuo.

Muitas vezes, a política dos governadores é erroneamente confundida com a política do café-com-leite. Mas, na verdade, a segunda é um desdobramento da primeira. Para compreender melhor o que foi a política dos governadores é preciso entender a organização político-econômica do Brasil no final do século 19.

Foi naquele período que o país passou da Monarquia à República, adotando um sistema de governo presidencialista e organizando-se sob a forma de federação.

Isso significa que, diferente do modelo anterior, em que as províncias - como se chamavam os estados, na época - tinham pouca ou nenhuma autonomia, submetendo-se ao centralismo da Corte, na fase pós-1889 o poder, de certa forma, foi dividido entre as forças regionais.

As províncias, por exemplo, passaram a ter constituições próprias, limitadas pela Constituição federal, e a poder contrair empréstimos no exterior, além de terem a possibilidade de instituir impostos estaduais. De outro lado, o problema que se apresentava era como equacionar os interesses das diversas forças políticas locais com os interesses do poder central.

Na economia, o Brasil seguia firme como um dos principais produtores de café do mundo. Essa posição tinha sido alcançada ao longo da segunda metade do século 19, quando o café se tornou nosso principal produto de exportação. Por volta de 1890, o Brasil supria dois terços do mercado mundial de café, que respondia por cerca de 65% das exportações do país.

Portanto, se o Brasil aprofundava cada vez mais sua dependência em relação ao café, a Proclamação da República trouxe a necessidade de unir os interesses políticos locais - sufocados pela centralização da monarquia - à política federal de apoio ao setor cafeeiro. Foi para manter esse equilíbrio de interesses, então, que surgiu a política dos governadores.

Como funcionava a política dos governadores

O acordo, iniciado no governo Campos Salles, garantiu o apoio do governo federal às oligarquias estaduais - e destas ao presidente da República.

Assim, criava-se uma certa autonomia para ambos, embora um dependesse politicamente do outro: as oligarquias precisavam do presidente para se manter no poder e nomear funcionários na esfera federal; e a presidência da

Explicação:

Perguntas interessantes