O que entende sobre Educação Bancária e Educação Problematizadora ?
Soluções para a tarefa
Paulo Freire faz uma crítica à Educação Bancária, na visão freireana, esse modelo de educação parte do pressuposto que o aluno nada sabe e o professor é detentor do saber. Criando-se então uma relação vertical entre o educador e o educando. O Educador, sendo o que possui todo o saber, é o sujeito da aprendizagem, aquele que deposita o conhecimento. O educando, então, é o objeto que recebe o conhecimento. A educação vista por essa ótica tem como meta, intencional ou não, a formação de indivíduos acomodados, não questionadores e submetidos à estrutura do poder vigente.
Na educação problematizadora, aprender é um ato de conhecimento da realidade. A criatividade e o diálogo fundamentam essa tendência pedagógica de Paulo Freire.. Na visão deste auto a educação é uma prática política, cuja consciência pode libertar o indivíduo de sua ignorância social e possibilitá-lo a lutar pelos seus direitos básicos e torná-lo capaz de pensar por si
A educação problematizadora visa a uma transformação por ser uma educação critica. Tanto o professor quanto aluno são midiatizados pelo mundo e pela realidade que o apreende e da qual extraem o conteúdo da aprendizagem. (Freire-2005)