O que é vida? E o que é vírus são vivos!
Soluções para a tarefa
O que é vida?
Esta pergunta perdura desde a aurora das perguntas. É extremamente poderosa e ao mesmo tempo inútil. Com ela pode-se chegar mais próximo à natureza das coisas ou distanciar-se do mundo em indagações vãs.
Para um curso de biologia, esta pergunta tem um valor especial. Ela pode ser um mapa, uma bússola, um organizador de caminhos que estão por vir. Uma referência central para a diversidade de informações que já reunimos a respeito dos seres vivos.
vírus
Os vírus são organismos pequenos e acelulares, ou seja, que não possuem células. Eles só conseguem se reproduzir no interior de outra célula (parasitas intracelulares obrigatórios) e, de uma maneira geral, não apresentam metabolismo próprio. Vale salientar, no entanto, que os mimivírus têm a capacidade de produzir certas proteínas.
Os vírus apresentam ainda uma cápsula formada de proteína que envolve seu material genético, o qual pode ser DNA, RNA ou esses dois tipos. Chamamos de nucleocapsídio o conjunto formado pela cápsula e pelo ácido nucleico. Existem ainda vírus chamados de envelopados que possuem uma proteção lipídica externa derivada da célula hospedeira.
→ Características de seres não vivos
Os vírus apresentam algumas características que indicam que se tratam de seres não vivos. Uma dessas características é a ausência de células, uma característica presente em todos os seres vivos, segundo a famosa Teoria Celular. Sem células, portanto, os vírus não são seres vivos.
No entanto, a água compõe de 75 a 85% do ser vivo, porém as moléculas orgânicas são o que melhor caracterizam os seres vivos( carboidratos, lipídios,proteínas e ácidos
nucleíco).
O vírus precisa de célula hospedeira para sobreviver, ao contrário dos outros seres vivos ele é:
- acelular (não contém célula).
- ele tem um capsídeo protéico.
- seu material genético é constituído DNA ou RNA, nunca os dois.
- ausência de metabolismo, os vírus não possuem ribossomo, portanto não conseguem produzir energia.
Vivo:
- dentro de uma célula hospedeira: reproduz e se adapta ao meio por mutações.
Não vivo:
- acelular
- sem metabolismo
- fora da célula hospedeira: ele é inerte.