O que é verdade filosófica para wittgenstein
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Os objetos desta dissertação são a concepção de filosofia de Ludwig Wittgenstein no
Tractatus Logico-Philosophicus e nas Investigações Filosóficas, bem como a transformação
que a concepção de filosofia de Wittgenstein sofreu do Tractatus às Investigações.
Interpretaremos todos os trechos das referidas obras relevantes para os temas a serem tratados,
e justificaremos nossa interpretação em dois níveis. No primeiro nível de justificação,
recorreremos à interpretação de Oskari Kuusela a fim de mostrar que nossa interpretação se
justifica por sua concordância com a de Kuusela, pois entendemos que Wittgenstein procura
elaborar uma concepção de filosofia desprovida de teorias e, portanto, livre de dogmatismo,
tendo falhado em sua primeira tentativa, no Tractatus, mas sendo bem sucedido em sua
segunda tentativa, nas Investigações. No segundo nível de justificação, recorreremos às
interpretações dos principais comentadores da filosofia de Wittgenstein a fim de mostrar que a
interpretação de Kuusela se justifica por solucionar os problemas que as interpretações dos
principais comentadores da filosofia de Wittgenstein não solucionam, uma vez que tais
interpretações não são capazes de explicar como Wittgenstein falha no Tractatus e tem
sucesso nas Investigações em sua empresa de conceber uma filosofia livre de dogmatismo.
Tractatus Logico-Philosophicus e nas Investigações Filosóficas, bem como a transformação
que a concepção de filosofia de Wittgenstein sofreu do Tractatus às Investigações.
Interpretaremos todos os trechos das referidas obras relevantes para os temas a serem tratados,
e justificaremos nossa interpretação em dois níveis. No primeiro nível de justificação,
recorreremos à interpretação de Oskari Kuusela a fim de mostrar que nossa interpretação se
justifica por sua concordância com a de Kuusela, pois entendemos que Wittgenstein procura
elaborar uma concepção de filosofia desprovida de teorias e, portanto, livre de dogmatismo,
tendo falhado em sua primeira tentativa, no Tractatus, mas sendo bem sucedido em sua
segunda tentativa, nas Investigações. No segundo nível de justificação, recorreremos às
interpretações dos principais comentadores da filosofia de Wittgenstein a fim de mostrar que a
interpretação de Kuusela se justifica por solucionar os problemas que as interpretações dos
principais comentadores da filosofia de Wittgenstein não solucionam, uma vez que tais
interpretações não são capazes de explicar como Wittgenstein falha no Tractatus e tem
sucesso nas Investigações em sua empresa de conceber uma filosofia livre de dogmatismo.
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