O que é uma representação indireta?
Soluções para a tarefa
A democracia direta é um sistema político em que os cidadãos elegíveis fazem parte das tomadas de decisões de forma direta, ou seja, sem intermediários. Hoje, não há nenhum país de democracia direta.
A democracia representativa é uma forma de democracia indireta, em que as decisões são tomadas por representantes eleitos pelos cidadãos.
Democracia Democracia direta Democracia indireta (representativa)
Definição É um sistema político em que o povo participa ativamente das tomadas de decisão referente à administração de um estado / país. É um sistema político em que o povo, diretamente e sem representantes, participa ativamente nas tomadas de decisões de um estado / país. Consiste na escolha da população, por meio de eleições, de representantes para que tomem decisões em seu nome.
Características
Pode ser direta (em que os cidadãos decidem sobre questões relacionadas a criações de leis, orçamento, etc.); ou indireta / representativa (em que a população escolhe representantes para que tomem decisões em seu nome).
Na democracia direta, todas as questões relacionadas à administração do estado / país são definidas pelo povo. Neste caso, não há escolha de representantes, pois a população participaria ativa e diretamente nas tomadas de decisão.
A população escolhe representantes para que tomem decisões em seu nome. Há eleições para que estes sejam eleitos. Ou seja, a população participa das decisões através de pessoas em quem confiam, escolhidas democraticamente.
Exemplos
Países democráticos:
Brasil;
Argentina;
Estados Unidos;
Canadá;
Portugal;
Noruega.
Atualmente, não há nenhum país de democracia direta. Na Grécia Antiga era exercida, mas naquela época nem todos podiam participar das tomadas de decisão, como as mulheres.
Brasil;
Portugal;
Estados Unidos;
Canadá;
França;
Alemanha;
Itália.