O que é uma filosofia laica?
Soluções para a tarefa
O laicismo é uma doutrina que defende a ausência de qualquer obrigação de caráter religioso nas instituições governamentais. É uma posição que visa a laicidade, ou seja, a não intervenção da religião no Estado.
O termo laico, etimologicamente provém do grego laikos, quer dizer popular e incorporou ao longo do tempo valores das mais diversas correntes político-filosóficas.
Para Bobbio: “as diferentes significações do Laicismo reúnem em si a história das ideias e a história das instituições e podem ser resumidas nas duas expressões clássicas: "cultura leiga‟ e "Estado leigo‟”.
Por leigo, entendemos aquele que não faz parte de uma ordem clerical, mas pertence ao povo. A laicidade pressupõe então, antes de qualquer coisa a separação entre Religião e Estado, sem que um interfira no campo pertencente ao outro.
A expressão “cultura leiga” passa a ser uma realidade com a evolução das ideias defendidas pela filosofia racionalista e imanentista que, ao rejeitarem a verdade revelada, definitiva, defendem a livre busca de verdades relativas.
A partir do século XV, o afastamento da Filosofia e da Moral da esfera religiosa encontra expoente com o renascimento e culmina, no século XVIII, com os conceitos iluministas que dão início ao primado da Razão sobre a Fé. Todos os fatores da vida passam a ser analisados não necessariamente pela ótica transcendental.
Bons estudos!