O que é uma ferramenta no filme e qual a sua utilidade?
Soluções para a tarefa
Home Software
O que é CGI e computação gráfica?
CGI é uma sigla em inglês para o termo Computer Graphic Imagery, ou seja, imagens geradas por computador, a famosa computação gráfica. O termo se refere a todas as imagens geradas através de computadores feitas em três dimensões, com a profundidade de campo sendo possível graças apenas à computação. Parece uma conversa técnica, certo? Nem tanto. O CGI nada mais é que praticamente todo tipo de efeito ou animações que vemos hoje em diaí, seja em filmes, videogames ou mesmo na televisão.
O termo foi cunhado por William Fetter, diretor de arte em computação gráfica que trabalhava para a Boeing na década de 60, para representar a área da informática que trata da geração de imagens em computadores. Embora a primeira máquina com funcionalidade gráficas, o Whirlwind I, surgiu no famoso MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets, centro de pesquisa tecnológica nos Estados Unidos) em 1950, foi na década seguinte que a CGI se popularizou - até então servia para fins acadêmicos e militares.
Em 1962, o Dr. Ivan Sutherland, um dos pioneiros da Internet e realidade aumentada, lançou a tese "Sketchpad - A Man-Machine Graphical Communication System", que se tornou bastante influente e despertou a curiosidade de empresas dos ramos automobilístico e aeroespacial. No final da década, o uso de computadores nestas empresas fez surgir a tecnologia CAD, ramo da computação gráfica voltada ao auxílio na criação de desenhos e estruturas, que tornou-se um padrão até os dias de hoje.
O que é CGI
O CAD, aliás, é um dos mais importantes e conhecidos usos da CGI, pois não se restringe a uma área apenas: ferramentas CAD são extremamente úteis em indústrias como engenharia civil, naval, geologia, arquitetura e design. O grande salto nas tecnologias CAD ocorreu na década de 70, quando a IBM lançou um padrão de linguagem gráfica e técnicas de 3D.
As ferramentas mais modernas como o software AutoCAD são capazes de gerar modelos tridiensionais de alta complexidade, realizar simulações de design sem a necessidade do modelo físico, criar desenhos 2D a partir de objetos 3D e conferir se desenhos já feitos obedecem a padrões pré-estabelecidos. Assim, o programa é usado na criação de qualquer elemento de engenharia técnica, seja na criação de carros, pontes ou casas.