Sociologia, perguntado por Matheue8899, 1 ano atrás

o que e uma família extensa

Soluções para a tarefa

Respondido por gabimodas1
4

O conceito de família extensa pode se referir a diferentes coisas. Assim, este tipo de família pode, em algum sentido, compartilhar características semelhantes com a sua própria família, mas em outros aspectos, as diferenças são notáveis.

Respondido por klag
1

RESPOSTA:

A noção de família na África Subsaariana é diferente do modelo europeu. As  africanas eram extensas formadas pela mãe, pai, seus filhos (a família nuclear) e  também, pelos avós, tios, sobrinhos, netos e primos que tinham um ancestral em comum.

EXPLICAÇÃO:

A família é uma das principais instituições das chamadas sociedades  tradicionais. Era ela que primeiro definia o pertencimento dos indivíduos ao grupo.

O conceito de família na África Subsaariana (família extensa) é diferente do modelo europeu, conhecida família nuclear, que era composta apenas pai, mãe filhos.

A família extensa, também chamada de linhagem, era a organização que  assegurava a existência física e a perpetuação dos indivíduos; permitia a socialização no grupo e proporcionava o sentimento de pertencer a um coletivo na medida em que possibilitava a conexão de cada membro à sua ancestralidade,  ou seja, à sua história.

As chances da família sobreviver estavam relacionadas ao tamanho da  linhagem, principalmente ao número de adultos. Não foi por acaso que a  poligamia cumpriu importante papel nessas sociedades. Permitia o crescimento  constante das linhagens e a manutenção da ampla rede de parentesco.

Ter muitas mulheres era sinal de prestígio. Quanto mais poderoso o chefe,  mais mulheres ele tinha. Essa característica foi observada tanto nas áreas  islamizadas como as que mantinham as religiões tradicionais. Os haréns  muçulmanos podem ter servido de modelo para os chefes africanos. O harém  reunia todas as mulheres do sultão, sendo a maioria de escravas.

Perguntas interessantes