Português, perguntado por marcuspaulofilho, 11 meses atrás

o que é uma escuta ativa?​

Soluções para a tarefa

Respondido por lucianavizzoto
10

O que é escuta ativa?

A escuta ativa é uma técnica que auxilia a manter um diálogo eficiente, em que o ouvinte é capaz de realmente interpretar e assimilar todo o conteúdo que é expresso pelo interlocutor, de forma sincera.

Durante os processos de comunicação, é comum não absorvermos as informações expressas pelo interlocutor, ora pelo excesso de conteúdo apresentado, ora pela falta de concentração ou dificuldade de analisar e interpretar o que realmente está sendo dito.

A escuta ativa, então, tenta quebrar esse ciclo de poucas interpretações, com o desenvolvimento de habilidades de comunicação que garantem um diálogo linear e eficiente, podendo ser aplicada na sua vida pessoal e profissional.

É preciso, então, aprender a desenvolver um interesse genuíno naquilo que o seu interlocutor está dizendo, o que permite se envolver na conversa e evitar distrações que impedem a absorção de informações e conteúdos relevantes durante todo esse processo.

No ambiente de trabalho, por exemplo, é possível utilizar a escuta ativa no processo de comunicação com o cliente e consumidores em potencial, o que também vale para reuniões e feedback.

A boa execução da escuta ativa vai ajudar a melhorar e estreitar os relacionamentos com o público atendido pela empresa e os profissionais que trabalham nela, por meio de uma comunicação clara, efetiva e capaz de esclarecer dúvidas e reduzir conflitos diariamente.

Quais são os benefícios da escuta ativa?

Como mencionamos, a escuta ativa traz benefícios marcantes não só para o dia a dia, como também para o universo corporativo.

Quando pensamos na aplicação desses conceitos internamente em uma empresa, precisamos analisar quais são as vantagens e como elas podem impactar positivamente a rotina de trabalho da sua equipe.

Ajuda a promover uma relação interpessoal

Respondido por cdjohnson21
7

A maioria das pessoas acha difícil ser bons ouvintes. Claro, eles ouvem o que está sendo dito, mas a maioria de nós só realmente entende e lembra uma fração do que ouvimos. Isso é bom em uma conversa casual, mas no local de trabalho, é importante usar habilidades de escuta ativa para entender e responder de forma adequada ao que está sendo dito.

Ouvimos e conversamos o dia todo, desde quando somos crianças. É difícil acreditar que realmente precisamos pensar e trabalhar em uma habilidade que temos desde a infância. Mas ouvir ativamente não é tão simples quanto parece. Aqui estão alguns dos problemas que atrapalham:

1. Distração. Mesmo que não estejamos no computador ou no celular, é provável que estejamos pensando em algo diferente da conversa em que estamos engajados. O que tem para o jantar? Quando esse projeto é devido? É claro que as distrações facilitam a perda de palavras importantes ou sinais não-verbais.

2. Desejo de parecer conhecedor. Uma colega de trabalho diz: “Não sei muito sobre computadores” e, antes que ela possa terminar a frase, você já teve uma ótima resposta sobre seu amplo conhecimento de informática. Enquanto você planeja sua resposta, ela faz uma pergunta que você não está preparado para responder.

3. Dificuldade em ler dicas verbais e não verbais. Quando falamos, nossas vozes podem ser altas ou baixas; nosso tom pode ser calmo ou zangado. Podemos usar uma linguagem corporal não verbal que apóie ou esteja em contradição com nossas palavras. Essas dicas nem sempre são fáceis de ler.

O objetivo da escuta ativa é estabelecer uma conexão com seu parceiro de conversação, ganhar sua confiança e compreender totalmente o que está sendo dito. Como resultado da escuta ativa, você pode oferecer conselhos significativos e úteis, ajudar a resolver um problema ou simplesmente fornecer apoio emocional. A escuta ativa é uma ferramenta importante para mentoria, liderança de equipe, gerenciamento e colaboração. Siga estas dicas para se tornar um ouvinte mais ativo.

1. Concentre toda a sua atenção na conversa. Sem checar e-mail ou planejar sua próxima refeição enquanto ouve!

2. Olhe para o seu parceiro de conversa. Certifique-se de fornecer contato visual real; olhar ao redor da sala enquanto ouve envia a mensagem de que você não está prestando atenção.

3. Parafrasear e resumir o que foi dito. Parafrasear, ou reafirmar os pensamentos da outra pessoa com suas próprias palavras, é uma ótima maneira de verificar seu entendimento. Por exemplo, você pode dizer: “Se bem entendi, você está dizendo que não há tempo suficiente para concluir o projeto adequadamente ao mesmo tempo que realiza suas tarefas diárias. Isso está certo?"

4. Faça perguntas abertas. Perguntas abertas são perguntas que não podem ser respondidas em uma única palavra ou frase, e são uma ótima maneira de esclarecer o que alguém está lhe dizendo. Por exemplo, se um colega de trabalho disser: "Não suporto meu chefe", você pode perguntar "o que há no seu chefe que está causando problemas para você?" A resposta pode fornecer percepções surpreendentes.

5. Esteja atento à linguagem corporal e ao tom de voz. É quase certo que uma pessoa que está andando de um lado para o outro enquanto fala está agitada. Uma pessoa cuja voz continua a aumentar provavelmente está cada vez mais aborrecida. Alguém que está falando em um tom monótono pode estar deprimido ou se sentir derrotado.

6. Evite julgar e dê conselhos apenas se solicitado. Julgar uma situação ou fornecer aconselhamento direto pode facilmente sair pela culatra. Espere que o palestrante peça uma opinião ou conselho antes de compartilhá-lo e tenha cuidado com os conselhos que você oferece. Lembre-se de que você está ouvindo apenas um lado da história.

Aprenda mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/20808164

Anexos:
Perguntas interessantes