O que é uma Entrevista Aberta? Quais os Tipos? Quais as Vantagens e Desvantagens? Dê Exemplos (Obs: Responda a todas as perguntas)
Soluções para a tarefa
Resposta:
as vantagens e que voce manupular melhor enter menor marquem de erro enor margem de espaço pra subjetivo vidade e mais concreta e facil deavaliar as desvantagens e que sem wspaço para devaneios do paciene ,voce pode perder muita informaçao inportante que facilitaria sua avaliaçao ou diagnostico
Explicação:
espero ter ajudado
Resposta:
Uma entrevista aberta é uma técnica de pesquisa qualitativa na qual uma conversa não estruturada é incentivada entre uma pessoa entrevistando e um entrevistado. Baseia-se em perguntas espontaneamente geradas como parte da interação comunicacional.
Tipos:
- Entrevista por telefone:
Em muitas ocasiões, o início de um processo de entrevista começa com um telefonema para a pessoa que precisa ser contatada.
Como o entrevistador tem um plano claro sobre o foco e o objetivo que ele persegue, ele usará essa entrevista aberta para obter uma visão geral da pessoa.
Assim, você pode determinar se atende ou não ao perfil necessário, permitindo depurar a lista de candidatos a serem entrevistados posteriormente, cara a cara.
- Entrevista cara a cara:
Esta entrevista é realizada pessoalmente, com o entrevistador presente – que guiará o processo – e o entrevistado.
Você pode começar com uma conversa sobre tópicos gerais, criando um ambiente que permita ao entrevistado se expressar livremente.
Não há perguntas programadas, elas surgirão à medida que a entrevista se desenrola. No entanto, a pessoa responsável pela estratégia deve ter a capacidade de manter o entrevistado falando sobre as experiências relevantes na área que deseja cobrir.
- Entrevista seqüencial:
Aqui, vários entrevistadores falam separadamente com o entrevistado, em sessões individuais com ele. Como em todas as entrevistas abertas, o entrevistador não prepara uma lista de perguntas, mas as adapta e repensa de acordo com suas impressões e os problemas que surgem.
Após a entrevista seqüencial, cada entrevistador forma sua própria opinião e avaliação independente. Depois, eles comparam suas anotações para compartilhar opiniões e chegar a uma conclusão.
- Painel de entrevistas:
Esse tipo de entrevista é conduzida por vários entrevistadores em uma única sessão com o entrevistado. Cada pessoa no painel pode gerar suas próprias perguntas ou expressá-las com base nas perguntas de outro entrevistador.
Após a conclusão da estratégia, os membros do painel analisam e compartilham suas impressões, para iniciar o processo final de avaliação.
Vantagens:
– A sensibilidade e informalidade demonstradas pelo entrevistador incentivam o entrevistado a se expressar com maior profundidade e liberdade, mesmo em questões e experiências sensíveis e dolorosas para ele.
– Permite que os entrevistados não se sintam pressionados a responder em um horário específico, para que dediquem um tempo para desenvolver suas idéias.
– Eles podem explorar os interesses e crenças da pessoa, sem limitar as perguntas pré-estabelecidas.
– Eles são mais flexíveis, pois as perguntas podem ser adaptadas e alteradas dependendo das respostas dos entrevistados.
– A interação direta e aberta com o participante permite esclarecer qualquer dúvida que surgir durante o momento da entrevista.
– O entrevistador pode conhecer novas idéias e hipóteses diferentes daquelas formuladas inicialmente.
– Ajude o entrevistado a ter uma visão global do ambiente da organização, pois, direta ou indiretamente, eles terão informações sobre a cultura do trabalho, como toda a organização trabalha, etc.
– Amplia a visão do entrevistador sobre o assunto, pois é enriquecido pelas abordagens adotadas pelo entrevistado.
– Se o entrevistado não entender nenhum aspecto abordado, ele poderá fazer sua pergunta diretamente ao entrevistador e, assim, esclarecer sua dúvida.
Desvantagens:
– O viés do entrevistador é inevitável. Existe uma grande possibilidade de o entrevistador influenciar as respostas dos entrevistados.
– É um instrumento que não pode ser padronizado, pois seu design é único para cada entrevistado.
– Os dados podem não ser confiáveis, porque os entrevistados tendem a exagerar os aspectos de seu comportamento que consideram socialmente desejáveis e minimizar os que não o são.
– Eles podem exigir uma grande quantidade de tempo para execução e avaliação.
– Os dados são qualitativos, o que significa que é difícil analisar e comparar com outros dados.
– Como a obtenção das informações é baseada exclusivamente na comunicação, esses introvertidos não se sentirão à vontade com este instrumento, portanto, não será eficaz.
– Deve ser realizado por um especialista, pois é necessária a aplicação de técnicas eficazes de comunicação e o manejo de situações potencialmente conflitantes durante a entrevista.
– O treinamento do entrevistador exige um alto investimento econômico, pois para o desempenho ideal ele precisa ser atualizado em sua área de conhecimento.
– Se o assunto a ser tratado for sensível, isso implicaria um tratamento muito mais cuidadoso das informações, podendo apresentar problemas éticos de confidencialidade.