Filosofia, perguntado por tetêcardoso, 1 ano atrás

O que é uma ação moral para Kant e qual sua função?

Soluções para a tarefa

Respondido por Lemekleo1
2

O imperativo categórico em Kant é uma forma a priori, pura, independente do útil ou prejudicial. É uma escolha voluntária racional, por finalidade e não causalidade. Superam-se os interesses e impõe-se o ser moral, o dever. O dever é o princípio supremo de toda a moralidade (moral deontológica)

A Finalidade da Vida Moral.


A conduta ética é oriunda da consciência moral do agente (sujeito e/ou pessoa) consciente, que além de saber distinguir a dualidade bem/mal, certo/errado, permitido/proibido, virtude/vício é capaz de julgar o valor das ações, condutas ou atos em conformidade com seus valores.

Respondido por dorinhanobre16
1

A doutrina moral de Kant é independente de qualquer sentido religioso. Sua moral exclui a noção de intenção como elemento de uma alma pura, e o dever não é uma obrigação a ser seguida em virtude de um ente superior. Intenção e dever (em Kant) dependem do sujeito epistemológico (eu transcendental) e não do eu psicológico (indivíduo). Para Kant, o sujeito transcendental trata-se de uma maquinaria (aparelho cognitivo) subjetiva, universal e necessária (presente em todos os homens, em todos os tempos e em todos os lugares). Assim, todo ser saudável possui tal aparato, formado por três campos: a razão, o entendimento (categorias) e a sensibilidade (formas puras da intuição-espaço e tempo).

Perguntas interessantes