Informática, perguntado por viniciusrodrigues272, 7 meses atrás

O que é um projeto?

Um projeto é um esforço único, temporário e progressivo empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Isso significa que um projeto é uma ação especial que tem início e fim determinados (é, portanto, temporária), e um objetivo claro a ser atingido dentro dos recursos que são destinados a ele (humanos, financeiros e materiais). Geralmente, os projetos são divididos em etapas, as quais vão sendo executadas para gerar entregas.

Logo, os projetos não devem ter uma duração indefinida e nem recursos ilimitados — ambos devem ser planejados previamente para estabelecer uma linha de base a ser seguida.

Segundo o Guia PMBOK®, o sucesso de um projeto é medido pela qualidade do produto e do projeto, pela pontualidade, pelo cumprimento do orçamento e pelo grau de satisfação do cliente.

A seguir, vamos te explicar detalhadamente as principais características de um projeto:

​É único: isso significa que um projeto não pode ser repetido continuamente, ele é um evento único e planejado. Por exemplo: se um engenheiro receber demandas de dois clientes diferentes para desenvolver empreendimentos com as mesmas características, não poderá oferecer o mesmo projeto para os dois. Isso porque cada projeto terá membros, especificidades técnicas, locais de aplicação, disponibilidade de recursos e provavelmente datas de início e término diferentes.

Tem início e fim definidos: quando dizemos que um projeto é temporário, isso não quer dizer que ele terá curto prazo, mas que há um início e um fim definidos, um prazo a ser respeitado.

É progressivo: considerando o prazo de conclusão que tem que ser atingido, o projeto deve ser dividido em etapas e não entregue de uma vez só. Geralmente, as entregas são compostas por tarefas que interagem entre si e dependem umas das outras. Por exemplo, para construir uma casa, é preciso construir as fundações antes de levantar as paredes. São tarefas ou atividades progressivas que vão dando forma à entrega final.

Tem delimitação de recursos: os insumos para executar um projeto são limitados conforme o que consta no escopo do projeto. Para definir as linhas de base dos recursos (sejam eles humanos, financeiros ou materiais), é comum que se faça um levantamento de custos antes da execução, para garantir que a falta de algum recurso inviabilize a entrega do projeto.

Tem objetivo claro e viável: mais uma característica dos projetos é que eles são feitos com um objetivo claro e viável, isto é, possível de ser alcançado. É necessário esclarecer, porém que um projeto não é uma meta, um desejo ou mesmo a visão de futuro de uma empresa: ele pode ser um caminho para alcançá-los.

Confira alguns exemplos para entender melhor o que é um projeto:
- Desenvolver um novo produto, serviço ou resultado;
- Efetuar uma mudança na estrutura, envolvendo pessoas e/ou processos;
- Adquirir, modificar ou desenvolver um sistema;
- Realizar uma pesquisa cujo resultado será divulgado;
- Construir um prédio, planta industrial ou infraestrutura.

ARTIA. Você realmente sabe o que é um projeto? Descubra o conceito, os principais tipos e as fases de um projeto.
Sugiro fazer uma leitura do artigo por um todo, pois ajudará você na carreira acadêmica.

De acordo com Artia (2020), para montar um projeto existem diversas ferramentas que auxiliam o projetista tanto na construção quanto na administração. Contudo, nesta atividade MAPA, iremos criar a nossa própria ferramenta para armazenar os projetos. Para construir esta ferramenta iremos utilizar a Linguagem C, e o armazenamento dos dados, ficará em memória.

O que iremos armazenar?
1 – Iremos armazenar os campos básicos de um projeto, tais como: Código, Titulo, Descrição, Ano, Status e o Gerente de Projetos responsável.


O que deve conter no meu código?

1 – Uma função para Cadastrar Projetos:
1.1 – Armazenar os campos básicos descritos anteriormente e incluir mais 3 campos que julgar necessário.
1.2 – Utilizar as regras estabelecidas anteriormente.

2 – Rotinas de Impressão, sendo:
2.1 – Todos os projetos.
2.2 – Todos os projetos com o Status: A Fazer.
2.2 – Todos os projetos com o Status: Fazendo.
2.2 – Todos os projetos com o Status: Concluído.
2.4 – Gerar uma nova rotina de impressão de projetos diferente das solicitadas anteriormente.

3 – Menu
3.1 – Criar um menu que possibilite ao usuário escolher as opções para cadastro e impressões de todos os itens anteriomente descritos.


Usuário anônimo: Tem delimitação de recursos: os insumos para executar um projeto são limitados conforme o que consta no escopo do projeto. Para definir as linhas de base dos recursos (sejam eles humanos, financeiros ou materiais), é comum que se faça um levantamento de custos antes da execução, para garantir que a falta de algum recurso inviabilize a entrega do projeto.
Usuário anônimo: Tem objetivo claro e viável: mais uma característica dos projetos é que eles são feitos com um objetivo claro e viável, isto é, possível de ser alcançado. É necessário esclarecer, porém que um projeto não é uma meta, um desejo ou mesmo a visão de futuro de uma empresa: ele pode ser um caminho para alcançá-los.
Usuário anônimo: Confira alguns exemplos para entender melhor o que é um projeto:
- Desenvolver um novo produto, serviço ou resultado;
- Efetuar uma mudança na estrutura, envolvendo pessoas e/ou processos;
Usuário anônimo: - Adquirir, modificar ou desenvolver um sistema;
- Realizar uma pesquisa cujo resultado será divulgado;
- Construir um prédio, planta industrial ou infraestrutura.
Usuário anônimo: ARTIA. Você realmente sabe o que é um projeto? Descubra o conceito, os principais tipos e as fases de um projeto.
Sugiro fazer uma leitura do artigo por um todo, pois ajudará você na carreira acadêmica.
Usuário anônimo: De acordo com Artia (2020), para montar um projeto existem diversas ferramentas que auxiliam o projetista tanto na construção quanto na administração. Contudo, nesta atividade MAPA, iremos criar a nossa própria ferramenta para armazenar os projetos. Para construir esta ferramenta iremos utilizar a Linguagem C, e o armazenamento dos dados, ficará em memória.

Soluções para a tarefa

Respondido por ricardodaniel64
1

Alguns itens deve ser seguidos para a construção desse código:

Struct para armazenar os campos básicos: Código, Título, Descrição, Ano, Status e o Gerente de Projetos responsável.

E as regras deve ser seguido como:

-O código do projeto é sequencial

Não permitir que ultrapasse o número máximo de 200.

-Ao cadastrar um projeto, no campo status deve ser armazenado 1, 2 ou 3, sendo que 1 representa “A fazer”, 2 “Fazendo” e 3 “Concluído".

- armazenar os dados em arquivo, os mesmos ficarão em memória, ou seja, encerrando a execução do programa, os dados serão apagados.

Uma função para Cadastrar Projetos:

Armazenar os campos básicos descritos anteriormente e incluir mais 3 campos que julgar necessário.

Utilizar as regras estabelecidas anteriormente.

- Rotinas de Impressão, sendo:

– Todos os projetos.

– Todos os projetos com o Status: A Fazer.

– Todos os projetos com o Status: Fazendo.

– Todos os projetos com o Status: Concluído.

– Gerar uma nova rotina de impressão de projetos diferente das solicitadas anteriormente.

Menu

Criar um menu que possibilite ao usuário escolher as opções para cadastro e impressões de todos os itens anteriomente descritos.


ellysandro: se liga...https://youtu.be/yDsySEIdpYY
Respondido por daianesantos1987
0

O que iremos armazenar?

1 – Iremos armazenar os campos básicos de um projeto, tais como: Código, Titulo, Descrição, Ano, Status e o Gerente de Projetos responsável.

O que deve conter no meu código?

1 – Uma função para Cadastrar Projetos:

1.1 – Armazenar os campos básicos descritos anteriormente e incluir mais 3 campos que julgar necessário.

1.2 – Utilizar as regras estabelecidas anteriormente.

2 – Rotinas de Impressão, sendo:

2.1 – Todos os projetos.

2.2 – Todos os projetos com o Status: A Fazer.

2.2 – Todos os projetos com o Status: Fazendo.

2.2 – Todos os projetos com o Status: Concluído.

2.4 – Gerar uma nova rotina de impressão de projetos diferente das solicitadas anteriormente.

3 – Menu

3.1 – Criar um menu que possibilite ao usuário escolher as opções para cadastro e impressões de todos os itens anteriomente descritos.

Perguntas interessantes