Português, perguntado por lip3ee, 9 meses atrás

o que é um mito?
o que é uma lenda?
a lenda e o mito são textos descritivos ou narrativos?
sobre a lenda e o mito. quais os seus objetivos? o que transmitem ou ensinam?
enumere as características de uma lenda.
enumere as características de um mito.
o q​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
15

o que é um mito?

R:Mito não é verdade. Também não é mentira. É uma representação. Uma forma de interpretar algo. Ou um conto que carrega mensagens, significados, representações de acordo com a cultura, a ética e a visão de mundo de um determinado povo. É necessário estabelecermos um conceito sobre Mitologia. Mito não é invenção, conto mágico. Também não é verdade, não é fato. Mito é uma representação, como já foi dito. É uma passagem com uma moral, com ensinamento sobre determinado assunto.

o que é uma lenda?

R: É uma história fictícia a respeito de personagens ou lugares reais, sendo assim a realidade dos fatos e a fantasia estão diretamente ligadas. A lenda é sustentada por meio da oralidade, torna-se conhecida e só depois é registrada através da escrita. O autor, portanto é o tempo, o povo e a cultura. Normalmente fala de personagens conhecidas, santas ou revolucionárias.

a lenda e o mito são textos descritivos ou narrativos?

R: LENDAS E MITOS SÃO TEXTOS NARRATIVOS.

Qual a diferença entre texto argumentativo e dissertativo?

Um texto dissertativo procura expor fatos sobre um assunto, o objetivo dele é provocar pensamento, mostrar lados do tema proposto. Já o texto argumentativo procura convencer o leitor de alguma coisa, argumentar para comprovar uma hipótese. No texto dissertativo-argumentativo, você tem que fazer os dois. Expor ideias e provocar reflexões que levem à uma conclusão na qual você acredita.

sobre a lenda e o mito. quais os seus objetivos? o que transmitem ou ensinam?

R:Lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o OBJETIVO de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturam a história e a fantasia.

A lenda ENSINA que é importante ter sonhos e ter motivação para persegui-los, mas que há limites a serem considerados. Sob a forma de contos e lendas, os professores podem eleger temas que sirvam de base para o desenvolvimento socioemocional de seus alunos.

Mitos, por sua vez, são narrativas utilizadas pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram. Um dos OBJETIVOS do mito é transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado.

Mas principalmente porque a essência do mito é o ENSINAMENTO. E todo ENSINAMENTO tem o momento certo. Nesse ponto a oralidade se sobrepõe sobre o MITO escrito. As mais seguras fontes e MITOS, ou itans, são os Babalorixás e as Yalorixás. Pessoas que aprenderam ouvindo e ENSINAM dizendo. O ENSINAMENTO a partir dos itans tem seu maior PODER pela oralidade, pois é no momento certo que se orienta pela passagem, pela lição de vida que passam tais itans.

enumere as características de uma LENDA.

  • Se utiliza da fantasia ou ficção, misturando-as com a realidade dos fatos.
  • Faz parte da tradição oral, e vem sendo contada através dos tempos.
  • Usam fatos reais e históricos para dar suporte às histórias, mas junto com eles envolvem a imaginação para “aumentar um ponto” na realidade.
  • Fazem parte da realidade cultural de todos os povos.
  • Assim como os mitos, fornecem explicações aos fatos que não são explicáveis pela ciência ou pela lógica. Essas explicações, porém, são mais facilmente aceitas, pois apesar de serem fruto da imaginação não são necessariamente sobrenaturais ou fantásticas.
  • Sofrem alterações ao longo do tempo, por serem repassadas oralmente e receberem a impressão e interpretação daqueles que a propagam.

enumere as características de um MITO.

  • Tem caráter explicativo ou simbólico.
  • Relaciona-se com uma data ou com uma religião.
  • Procura explicar as origens do mundo e do homem por meio de personagens sobrenaturais como deuses ou semi-deuses.
  • Ao contrário da explicação filosófica, que se utiliza da argumentação lógica para explicar a realidade, o mito explica a realidade através de suas histórias sagradas, que não possuem nenhum tipo de embasamento para serem aceitas como verdades.
  • Alguns acontecimentos históricos podem se tornar mitos, desde que as pessoas de determinada cultura agreguem uma simbologia que tornem o fato relevante para as suas vidas.
  • Todas as culturas possuem seus mitos. Alguns assuntos, como a criação do mundo, são bases para vários mitos diferentes.
  • Mito não é o mesmo que fábula, conto de fadas ou lenda.

elisadelfinaelisa: obrigado
Perguntas interessantes