O que é um hiato heterogêneo?
Soluções para a tarefa
Explicação:
O hiato é a união de duas vogais que não formam uma mesma sílaba, a não ser que haja duas sílabas distintas. Neste sentido, deve-se levar em conta que as cinco vogais se diferenciam em dois grupos: as fortes ou abertas (a, e, o) e as fracas ou fechadas (i, u). Para existir um hiato há duas possibilidades:
1) Uma vogal aberta junto com outra aberta. Como referência temos a palavra teatro, observa-se que há três partes de voz (te-a-tro), portanto, três sílabas.
2) Uma vogal aberta junto com outra fechada e acento agudo ortográfico: país, saída. Ao ter uma vocal fechada com uma aberta haveria um ditongo, mas ao levar acento agudo o ditongo se rompe e cria duas sílabas diferentes.
Como diferenciar os ditongos dos hiatos
Após a explicação do que é e de como se forma um hiato é necessário fazer um esclarecimento sobre dois conceitos semelhantes, mas não iguais: o ditongo e o hiato.
Enquanto no hiato as vogais unidas formam duas sílabas, no ditongo acontece o processo inverso e as vogais criam uma sílaba. No ditongo as duas vogais unidas formam um golpe de voz e, portanto, uma única sílaba. Por exemplo, vamos analisar a palavra maisena: nela há duas uniões de vocais que se pronunciam de forma conjunta (mai – se – na), são duas silabas com dois ditongos em cada uma delas.
Da mesma forma que os hiatos, nem todos os ditongos são iguais, havendo três opções diferenciadas
1) A união de uma vogal aberta e uma fechada são conhecidas como ditongos decrescentes porque vão de uma pronúncia forte para uma mais fraca: paisagem, paranoico, touro, frouxo.
2) A união de uma vogal fechada e uma aberta são conhecidas como ditongo crescente por serem pronunciadas da menor para uma maior intensidade: infância, opulência, represália.
3) A união de uma vogal fechada com outra fechada são conhecidas como ditongo homogêneo: suicídio, cuidado, muito......