O que é um ester é ésteres
Soluções para a tarefa
Resposta:
estet: Trata-se de uma substância orgânica oxigenada muito utilizada como flavorizante e obtida na reação química entre um álcool e um ácido carboxílico.
Os ésteres são compostos orgânicos oxigenados que são formados pela reação química entre um ácido carboxílico e um álcool.
Explicação passo-a-passo:
acho que tá certo
Resposta:
Na química, a função éster é caracterizada pela estrutura R-COOR'. Os ésteres carboxílicos apresentam uma alcoxila ligada à uma carbonila e são usualmente resultantes de uma reação entre álcoois (em alguns casos, fenóis) e ácidos carboxílico, e o resultado é a substituição de um átomo de hidrogênio presente na carboxila (-COOH) dos ácidos carboxílicos por um grupo alquila (R) ou arila (Ar).[1][2] Já os ésteres inorgânicos resultam de reações entre álcoois e oxiácidos inorgânicos, de modo que o ácido perde um próton (H+) e se liga à cadeia que outrora pertencia a um álcool, após a perda da hidroxila (OH-) por esta molécula.[3] Assim, reações de esterificação - como são denominadas as reações entre álcoois/fenóis e ácidos -também produzem água (HOH ou H2O).
Uma das utilidades dos ésteres é conferir sabor a rebuçados (balas), pastilhas elásticas (chicletes), gelados (sorvetes), etc.
Os ésteres mais comuns que se encontram na natureza são os triglicerídeos - triésteres de glicerina - constituintes de óleos e gorduras indispensáveis à alimentação humana. Além disso, também ocorrem no aroma das flores e no sabor dos frutos. A indústria emprega amplamente os ésteres ao conferir sabores artificiais a guloseimas e na fabricação de plásticos denominados poliésteres.[1]