O que é um ato reflexo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os atos reflexos são respostas involuntárias, comandadas pelo SNC, a determinados estímulos recebidos pelo organismo. São exemplos de atos reflexos a tosse, o espirro, o vômito, a salivação (ao ver um alimento saboroso) e o reflexo patelar. O mecanismo do ato reflexo pode ser explicado no reflexo patelar, exemplo clássico. A patela é um pequeno osso do joelho.
• Um leve golpe com um martelo de borracha é aplicado no joelho. Os receptores sensoriais existentes no tendão patelar captam o estímulo e o converte em impulso nervoso.
• O impulso nervoso segue pelo neurônio sensorial até a substância cinzenta da medula espinhal, onde ocorrem sinapses com neurônios associativos e, em seguida, com os motores.
• Os neurônios motores levam impulso nervoso ao órgão efetor, neste caso, o músculo da perna, resultando na extensão da mesma.
O caminho seguido pelo impulso nervoso e que permite a execução de um ato reflexo é denominado arco reflexo. Algumas vezes, um arco reflexo não possui o neurônio associativo. Com isso, o neurônio sensorial se comunica diretamente com o motor.
Em alguns arcos reflexos, o neurônio associativo comunica o neurônio sensitivo com o encéfalo que modula a resposta motora, nos permitindo inibir um ato reflexo quando percebemos que o estímulo não oferece risco, como quando tomamos injeção.
Ao mesmo tempo em que envia uma resposta motora, a medula espinhal envia outro impulso para o cérebro informando a sensação do golpe aplicado. Este processo acontece em frações de segundos.