O que é trombose? Explique como ocorre e quais são os fatores de risco.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves.
A trombose ocorre, geralmente, após cirurgia, corte ou falta de movimento por muito tempo, sendo mais frequente após procedimentos cirúrgicos ortopédicos, oncológicos e ginecológicos. Apesar de ser um problema que geralmente afeta mais mulheres, homens também podem ter trombose. Em números, quando é avaliada apenas a faixa entre 20 a 40 anos, a incidência de trombose é um pouco maior nas mulheres pela maior exposição a fatores de risco, como anticoncepcionais e gestações.
A trombose, dependendo do caso e se não for tratada correta e imediatamente, pode evoluir para algumas complicações. Dependendo do segmento de veia acometido, a trombose pode ser mais ou menos grave. Quando o coágulo obstrui uma pequena veia da perna, causa um transtorno localizado naquela região. Quanto mais
próximo do coração, ou maior a veia, maior será a gravidade da trombose, assim como a possibilidade de matar.
As principais complicações da trombose são:
Insuficiência venosa crônica ou síndrome pós-trombótica.
Inchaço crônico da perna afetada e/ou dor acompanhado de varizes.
Mudanças na pele, que pode se tornar mais escura e seca.
Eczema, coceira muito forte que pode levar a uma ferida de difícil cicatrização.
Embolia pulmonar (EP). Essa última apresenta alto índice de mortalidade.
Embolia pulmonar e trombose.
A maior e principal complicação decorrente de trombose é a embolia pulmonar – quando um vaso sanguíneo do pulmão é obstruído por coágulo de sangue, oriundo de outras partes do corpo, especialmente.
as pernas. A embolia pulmonar pode ser fatal.