Português, perguntado por paulapaez, 1 ano atrás

O que é transitividade verbal? Cite exemplos.

Soluções para a tarefa

Respondido por SraMars
16
Oh, transitivo, é aquela frase que transita, que precisa de complemento.. Transitividade verbal, é quando a frase precisa de complemento, quando se pergunta o que ? quem? quando? e a resposta for um objeto... Exemplo:
Eu derrubei meu copo!
Derrubou o que? (transitivo)... O copo ( Transitivo direto ou verbal) 
entendeu?

eduardatereza: transitividade verbal é quando o verbo precisa de complemento , o complemento pode ser um objeto direto se o verbo não tiver preposição,
eduardatereza: e transitivo indireto quando o complemento do verbo for um objeto indireto.
eduardatereza: o verbo transitivo indireto pede preposição, exemplos, Maria comeu frtas
eduardatereza: frutas vc faz a pergunta depois do verbo quem come ,come alguma coisa frutas - objeto direto sem preposição até na pergunta.
eduardatereza: Eu necessito de ajuda , quem necessita , necessita de alguma coisa
eduardatereza: de preposição já na frase e na pergunta que vc faz ao verbo , de ajuda vai ser objeto indireto.
eduardatereza: existe também o verbo intransitivo aquele que não pede complemento por exemplo Maria partiu para o Rio de Janeiro, Maria morreu de rir
eduardatereza: o complemento de um verbo intransitivo é um complemento adverbial ou seja se a frase continua vc irá encontrar sempre um advérbio. .Eu posso falar Maria morreu , e se vc pergunta de que a resposta é de rir o modo como ela morreu , Maria Partiu no sentido de sair vc pergunta para onde RJ adv de lugar . vc têm que estudar regência verbal. Se eu falar Maria partiu a maçã o verbo partir vai ser transitivo direto e o objeto direto vai ser a maçã ...lógico >Na regência verbal você entenderá melhor.
eduardatereza: desculpa o verbo comeu frutas é transitivo direto , frutas é objeto direto,. você sabe como corrigir onde eu errei eu não estou conseguindo ?
Respondido por eduardatereza
18


é quando o verbo necessita    de complemento por exemplo o verbo transitivo direto exige um complemento que é um objeto direto , exemplo: Eu mandei flores para

minha namorada , o verbo mandar não exige preposição portanto quem manda, alguma coisa que seria flores  mas como ele mandou pra namorada ele vai se um ser um verbo transitivo direto e indireto pois quem manda ,manda alguma coisa à alguém.

O verbo transitivo indireto pede preposição  exemplo :gosto de maçã, quem gosta, gosta de alguma coisa ,de maçã. preposição de.

É preciso também estudar as regências dos verbos eles mudam nas frases, agora o verbo intransitivo não pede complemento , exemplo ele morreu , se ele morreu de fome esse complemento vai ser sempre um complemento adverbial  no caso o modo como ele morreu que foi de fome.

Perguntas interessantes